AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA/SP
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) - USP
A Universidade desenvolve programas de educação ambiental cujas atividades envolvem: Curso, Palestra, Eventos/Feiras, Mutirão, Produção de vídeos, Estudo do meio / Visita monitorada, Produção de publicação em Educação Ambiental, Produção de material pedagógico para Educação Ambiental, Encontros, seminários, congressos, Formação para educadores ensino formal, Formação para educadores ensino não formal.
Temas abordados: Gestão Ambiental, Resíduos Sólidos e 3Rs, Hortas, Agricultura sustentável, Arquitetura Sustentável, Aquecedor solar, Reaproveitamento de água de chuva, mobilidade sustentável e ambientalização curricular.
Público alvo: Rede municipal, estadual e particular de ensino, setores público e privado, sociedade civil, universidade.
A universidade utiliza indicadores de eficiência e qualidade nas suas atividades, tais como: Público envolvido, desenvolvimento de ações/projetos de educação ambiental, redução de consumo, entre outros.
Referências metodológicas utilizadas nas atividades: Pesquisa ação participante (Viezzer); EA e Participação (Sorrentino); EA Crítica; Paulo Freire; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, 2012; Plano diretor socioambiental participativo do campus “Luiz de Queiroz”. 2009; Proceso de caracterización de la ambientalización curricular de los estudios universitarios; Ambientalizacion Curricular de los estudios superiores. 2003; La epistemología de la complejidad. 2007; As 10 Características em um diagrama circular,2003; Participação Emancipatória: reflexões sobre a mudança social na complexidade contemporânea; Manual Escolas Sustentáveis. NCE/USP; Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo; Ambientalização da Educação Superior como aprendizagem institucional. 2006; Mapeamento da Educação Ambiental em Instituições Brasileiras de Educação Superior: elementos para políticas públicas. 2007; Universidade, educação ambiental e políticas públicas; Programa Nacional de Formação de Educadoras(es) ambientais: por um Brasil educado e educando ambientalmente para a sustentabilidade. 2006.
Política ambiental corporativa utilizada pela instituição: Política Nacional de Educação Ambiental, Política Nacional de Meio Ambiente, Plano Diretor Socioambiental (PDS) aprovado pela instituição no final de 2009, com diagnósticos e diretrizes voltadas a temática de uso do solo, água, resíduos, fauna, emissões de gases, percepção e educação ambiental, normatização e certificação. Uma das diretrizes refere-se à Educação Ambiental (EA) que deu origem ao Programa Universitário de Educação Ambiental (PUEA) para o campus. O PUEA, institucionalizado na ESALQ em abril de 2013, tem como objetivos gerais: Promover a educação ambiental na pesquisa, ensino, extensão e gestão, envolvendo tanto a comunidade interna quanto externa ao campus. Tornar o campus “Luiz de Queiroz” referência entre as Instituições de Ensino Superior com relação à gestão ambiental, adequando a sua infraestrutura de maneira a tornar-se mais sustentável. Contribuir para a formação crítica de pessoas mais sensibilizadas e comprometidas com a conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, tanto em relação ao campus, como em suas atuações na sociedade. A ambientalização, de forma simplificada, significa inserir a dimensão socioambiental nos 4 pilares da universidade.
Responsável pelas informações: Ana Maria de Meira - Educadora Ambiental e Maria Henriqueta Andrade Raymundo - Secretaria Executiva do Plano Diretor Socioambiental & Oca- Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP.
Contato: 3429-4051/ recicla.esalq@usp.br / henriquetamma@yahoo.com.br
Julho, 2014 e Março, 2015
Programas e Projetos desenvolvidos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) - USP:
Programa USP Recicla
Institucionalizado em 1994, ligado a superintendência de gestão ambiental da USP e prefeituras dos campi. O programa é institucionalizado pela portaria GR nº 5438, de 22 de dezembro de 2011 (revoga a portaria GR 4032/2008), que constitui o programa permanente para assuntos relativos à educação ambiental e gestão compartilhada de resíduos, denominado programa USP Recicla, na universidade de São Paulo.
PAP - Pessoas que aprendem participando
O projeto "pessoas que aprendem participando" ou pesquisa ação participante, realizado em conjunto com a Superintendência de Gestão Ambiental da USP e apoio de educadores no município (SEDEMA e outras instituições) foi desenvolvido num processo de formação em capilaridade, com carga horaria que variaram de 4 a 130 horas. No campus "Luiz de Queiroz" participaram dessa iniciativa 1.042 pessoas.
Projeto Vivências em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos
Atende anualmente cerca de 900 estudantes da rede de ensino fundamental e médio de Piracicaba e região e professores. O Projeto “Vivências em Educação Ambiental” foi criado, há cerca de 15 anos, pelo programa USP Recicla, e estimula práticas cotidianas mais sustentáveis e o princípio dos 3 Rs (Redução, Reutilização e Reciclagem).
Moradias Sustentáveis
O projeto existe desde 2010 e visa desenvolver e estimular práticas sustentáveis nas residências de membros da comunidade do campus "Luiz de Queiroz" e todos os interessados. São desenvolvidos módulos sobre os seguintes temas: gerenciamento de resíduos orgânicos, ações para redução do consumo de água e de energia, coleta seletiva e práticas de redução de resíduos e valorização de produtos locais.
Formação de agentes locais de sustentabilidade
O projeto se destina à formação continuada de cerca de 40 funcionários do Campus “Luiz de Queiroz”, para atuarem como membros de comissões ambientais do campus e a funcionários ingressantes de todas as unidades do campus. Através deste projeto, busca-se incorporar em nossa sociedade, começando pela comunidade do campus, valores e atitudes que contribuam para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida.
Ambientalização curricular
Iniciado em 2013 com a aprovação do Programa Universitário de Educação Ambiental do campus "Luiz de Queiroz", pela Congregação, o Programa visa a formação socioambiental de docentes da ESALQ e envolvimento das COC - Comissões de cursos de graduação para revisão do projeto político pedagógico dos cursos, a fim de internalizar a educação ambiental na instituição. São desenvolvidas ações de educação ambiental de forma continuada na gestão, ensino, pesquisa e extensão.
Educação Ambiental dos estudantes de graduação e pós-graduação
Iniciado em 2013 com a aprovação do Programa Universitário de Educação Ambiental do campus "Luiz de Queiroz", pela Congregação, o Programa visa a formação socioambiental de docentes da ESALQ e envolvimento das COC - Comissões de cursos de graduação para revisão do projeto político pedagógico dos cursos, a fim de internalizar a educação ambiental na instituição. São desenvolvidas ações de educação ambiental de forma continuada na gestão, ensino, pesquisa e extensão.
Plano Diretor Socioambiental Participativo do campus
Aprovado pela congregação da instituição em 2009, em 2018 passou pela segunda revisão, o plano diretor traz todo o planejamento com diretrizes, metas e ações para a melhoria socioambiental do campus, abordando os temas: fauna, sustentabilidade na administração, resíduos, água e efluentes, mobilidade, uso e ocupação territorial, áreas verdes, energia, emissões de gases do efeito estufa entre outros, tendo um dos grupos de trabalho o de Educação Ambiental, que é transversal a todos os demais temas.
Minimização de resíduos e educação ambiental no restaurante universitário do campus "Luiz de Queiroz"
Iniciado em 2001 numa ação conjunta com a Prefeitura do Campus e Programa USP Recicla visa a educação ambiental e estímulo ao consumo sustentável, redução de recursos; o uso de canecas duráveis a comunidade universitária, pesagens e monitoramentos sobre o desperdício de alimentos e apoio na formação dos funcionários do restaurante.
Programa Solo na Escola
Programa de educação ambiental, cujas atividades envolvem: Curso, Eventos/Feiras, Estudo do meio / Visita monitorada, Formação para educadores ensino formal e Oficinas.
Temas abordados: manejo de solo e terra.
Público alvo: Rede municipal, estadual e particular de ensino, sociedade civil, faculdades e universidades.
Referências metodológicas utilizadas nas atividades: Programa Universitário de Educação Ambiental (PUEA)
Política ambiental corporativa utilizada: Currículo do Estado de São Paulo e Diretrizes Curriculares Nacionais.
Março, 2015
Esalq Jr. Florestal
Projetos de educação ambiental, envolvendo os temas: Reflorestamento, Mata ciliar e Arborização Urbana.
Indicadores de eficiência e qualidade: Feedback ao final dos projetos para conhecimento sobre o processo e realização de visita para acompanhar o desenvolvimento do mesmo.
Público alvo: Setor Público e Privado.
Referências metodológicas utilizadas nas atividades: Referências na área florestal.
A instituição não utiliza uma política ambiental corporativa, contudo está se adequando para tanto.
Contato (email) : contato@esalqjrflorestal.org.br
Tel: (19) 3447-6661
Março, 2015
Programa Ponte
O Programa Ponte é um grupo de educação ambiental da ESALQ-USP que tem como proposta a seus membros e à sociedade piracicabana uma educação crítica e transformadora, na prática. O objetivo deste projeto é trabalhar a temática das águas, sobretudo no ambiente urbano, com estudantes do Ensino Médio. Buscou-se com o projeto uma aproximação da temática das bacias hidrográficas ao cotidiano dos estudantes, colocando-os no papel de protagonistas sobre as questões ambientais do seu território. No ano de 2017, ao longo de quase 3 meses, o público atendido no projeto foi de aproximadamente 3 mil estudantes de Ensino Médio e cerca de 150 professores. Quem participo do projeto teve a oportunidade de conhecer um rio encoberto pela cidade (canalizado) desde sua nascente até a foz, no Rio Piracicaba e também participar de uma atividade high tech, com as maquetes de projeção de exposição Rios Descobertos, no SESC de Piracicaba.
Indicadores de eficência e qualidade: Avaliação dos monitores, avaliação do professor, avaliação do estudante, avaliação interna do andamento das atividades e metodologias utilizadas, avaliação das reuniões e forma de organização interna do grupo.
Público alvo: Rede estadual de ensino e sociedade civil.
Referências metodológicas utilizadas nas atividades: Paulo Freire, Escola da Ponte (José Pacheco), Projeto âncora, teatro Imagem de Augusto Boal
Como política ambiental corporativa, utiliza-se da CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/CT-PETRO - PROMOPETRO - 02/2009 para manutenção dos gastos do projeto.
O programa possui a premiação Destaque 2014 da ESALQTec Incubadora Tecnológica para o projeto Ensino Médio Biocombustíveis e Meio Ambiente.
Contato (email) : ponteesalq@gmail.com
Março, 2015
Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água (GEPURA)
Projeto de educação ambiental, cujas atividades envolvem: Curso, Palestra, Eventos/Feiras, Mutirão, Estudo do meio / Visita monitorada, Produção de publicação em Educação Ambiental, Produção de material pedagógico para Educação Ambiental, Encontros, seminários, congressos, Gincana, Formação para educadores ensino formal, Formação para educadores ensino não formal e Oficinas.
Temas abordados: Consumo de Água, Bacias hidrográficas, Recursos Hídricos, Mata ciliar, Gestão Ambiental, Saneamento básico, Agricultura sustentável e Reaproveitamento de água de chuva.
Indicadores de eficiência e qualidade: Oxigênio Dissolvido, DBO, DQO, Íons totais, DIC, DOC, pH, condutividade, cátions totais, entre outras.
Público alvo: Rede municipal, estadual e particular de ensino, setor público e privado e sociedade civil.
Referências metodológicas utilizadas nas atividades: Métodos pedagógicos e de laboratório.
Como política ambiental corporativa o GEPURA utliza-se do suporte da Esalq e Cena.
Responsável pelas informações: Pablo Eric Toledo Majer - Coordenador
Contato: 3429-4074 / pablomajer@usp.br
Março, 2015
Oca - Laboratório de Educação e Política Ambiental
Desenvolve programa de educação ambiental, cujas atividades envolvem: Curso, Palestra, Eventos/Feiras, Produção de publicação em Educação Ambiental, Encontros, seminários, congressos, Formação para educadores ensino formal, Formação para educadores ensino não formal e Oficinas.
Tema abordado: educação ambiental.
Público alvo: Todos os interessados.
Referências metodológicas utilizadas nas atividades: Multireferenciais, com maior presença da pesquisa intervenção e da pesquisa ação participativa.
Orientador do Grupo : Marcos Sorrentino - Coordenador
Contato (email) : macsor@usp.br
Março, 2015
Florestas do Futuro
Florestas do Futuro é um projeto de educação ambiental que tem como finalidade levar para crianças da rede pública de Piracicaba e região a conscientização sobre a importância das florestas e do ambiente.
Em 2017, foi realizada uma parceria com o Projeto “Brincar e o Mundo” orientado pela Profª Adriana Nolasco da ESALQ, criando a oficina “O que vem das florestas”, que demonstra através de brinquedos educativos, feitos a partir de resíduos de madeira, os diferentes usos das árvores. Além dessa atividade, nas edições, ocorreram a pintura de peões de madeira, um piquenique, e mais três tradicionais oficinas: “Boliche na Floresta”, “Refúgio” e Carecacabeludo”. Durante o ano foram realizadas 5 edições com participação de aproximadamente um total de 100 alunos da rede pública.
Fonte: "RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO REALIZADAS NO ANO DE 2017", site: http://www.esalq.usp.br/svcex/content/grupo-florestal-monte-olimpo-gfmo
Contato (email) : florestasdofuturo@gmail.com
Abril, 2015
Atividades sobre Febre Maculosa realizadas pela Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa da ESALQ
Informação e prevenção à Febre Maculosa: Capacitação e disponibilização de material didático para professores da Rede Pública de Ensino de Piracicaba sobre aspectos relacionados à febre maculosa, incluindo detalhes sobre a evolução da doença, a biologia e ecologia de seu vetor (o carrapato-estrela), dos principais hospedeiros destes (capivaras, cavalos), sintomas da doença, formas de prevenção e cuidados a serem adotados caso os sintomas sejam observados. O objetivo é prover os professores de informações e materiais que possam ser repassados a seus alunos. A ação foi realizada durante o mês de março de 2017 e contou com a participação de 140 profissionais da Rede Municipal de Educação.
Elaboração de material bibliográfico de divulgação: Preparação de material didático para alerta sobre aspectos relacionados à febre maculosa no Campus Luiz de Queiroz, de forma a explicar de forma geral características da doença, seus sintomas, seus vetores, onde estes são mais comuns e seus principais hospedeiros. O material tem o público infantil como alvo e foi elaborado pela Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa da ESALQ. Produtos mais recentes: Livro “Tia Magdalena e Pedrinho: A incrível vida no solo” e cartilha “Carrapato-estrela”.
Campanha de férias: Manutenção de estande na parte central do Campus Luiz de Queiroz nos finais de semana de julho, com cartazes, visualização de carrapatos preservados, distribuição de folhetos e consulta pública, com o objetivo de conscientizar os visitantes do campus sobre a febre maculosa, a forma como é transmitida, seus sintomas, como evitar e cuidados a serem adotados em caso de se adquirir a doença. A campanha tem como público alvo os visitantes do campus em finais de semana, com ênfase para as crianças.
Participação no evento Insetos da ESALQ: Evento promovido anualmente pelo Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ, em que se busca informar à comunidade em geral aspectos de seu interesse ligados aos trabalhos de pesquisa e atividades didáticas do departamento, como por exemplo informações sobre a constituição e funcionamento de sauveiros, das colônias de abelhas, atividades de controle biológico, insetos na alimentação humana e doenças transmitidas por insetos (pernilongos) e carrapatos.
Apresentações sobre Febre Maculosa: Palestras realizadas pela Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa da ESALQ, com apresentação de slides e dos organismos relacionados à febre maculosa (capivara e carrapato), de forma lúdica para crianças de 4 a 6 anos de idade.
Treinamento de alunos regularmente matriculados nos cursos da ESALQ: Aulas regularmente oferecidas no mês de março a alunos de cursos de graduação da ESALQ, dentro das disciplinas relacionadas à Zoologia, e em algumas disciplinas da pós-graduação com detalhes especialmente sobre o carrapato-estrela (vetor da febre maculosa), no que se refere à sua biologia e ecologia e papel na transmissão da febre maculosa, assim como sobre das formas de prevenção, sintomas e cuidados a serem adotados em caso de suspeita de infecção.
Colaboração com o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Piracicaba na realização de Treinamentos e Encontros: Eventos anuais tratando da situação atual da febre maculosa e outros problemas de saúde pública, com apresentações sobre a situação prevalente, troca de experiências, apresentação de palestras e treinamentos relacionados à ocorrência da doença na região de Piracicaba.
Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) - Unicamp
A Faculdade segue as diretrizes do Grupo Gestor Ambiental da UNICAMP, como política ambiental corporativa. Contudo a FOP, através da Comissão de Resíduos, está em fase de estruturação do Plano de Gestão Ambiental, onde haverá recomendações para projetos, programas e ações de educação ambiental dentro do campus e com a comnidade do entorno da universidade.
Responsável pelas informações: Priscila Vendrametto - Membro da Comissão de Resíduos da FOP
Contato: 2106-5219 / gestaoambiental@fop.unicamp.br
Fevereiro, 2014