top of page
Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento desenvolve ação de educação ambiental, cujas atividades são: palestras, eventos, feiras, formação para educadores ensino formal e formação para educadores ensino não formal.

Temas abordados: Reflorestamento, mata ciliar, hortas, agricultura sustentável, manejo de solo e recuperação de APP.

Público alvo: Rede municipal de ensino, setor privado e sociedade civil.

​

Responsável pelas informações: Evelise Moncaio Moda – Engenheira Agrônoma.

Contato: 3437 – 4004 / vemmoda@hotmail.com

​

Outubro, 2013

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)

Conselho Tutelar I

​

O Conselho Tutelar desenvolve algumas atividades pontuais de educação ambiental, abordando os temas: consumo de água e consumo de energia. São adeptos das ferramentas e meios disponíveis e necessários para potencializar a economia de recursos renováveis.

O Conselho Tutelar está ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

​

Responsável pelo questionário: Rodolpho Hoff Junior – Coordenador.

Contato: 3422 – 9026 / conselhotutelar1@piracicaba.sp.gov.br

​

Março, 2014

Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA)

Núcleo de Educação Ambiental (NEA)

​

​

O NEA desenvolve projetos de educação ambiental, cujas atividades são: cursos, palestras, eventos, feiras, produção de vídeos, estudo do meio, visita monitorada, produção de publicação em educação ambiental, produção de material pedagógico para educação ambiental, encontros, seminários, congressos, formação para educadores de ensino formal.

Temas abordados: Bacias hidrográficas, recursos hídricos, fauna silvestre, posse responsável, mata ciliar, arborização urbana, agenda 21, gestão ambiental, resíduos sólidos, 3r's, recuperação de APP e reaproveitamento de água de chuva.

Público alvo: Rede municipal, estadual e particular de ensino, setor público, setor privado e sociedade civil.

Indicadores de eficiência e qualidade: reuniões para discussão de resultados e avaliações, porém precisam ser aprimoradas e indicadores mais eficientes implantados.

Referências metodológicas: Agenda 21 do pedaço - Instituto Ecoar para a Cidadania; Aprendizado Sequencial - Joseph Cornell; World Café (café com prosa); Jogos cooperativos; Dinâmicas de grupo e pedagogia Freinet.

Política ambiental corporativa utilizada: Política Municipal de Educação Ambiental em Piracicaba (PMEA); DECRETO MUNICIPAL Nº 14.611/2012 - Regulamenta a PMEA; LEI MUNICIPAL Nº 6.962/2.010 - Institui o sistema de gestão sustentável de resíduos da construção civil e de resíduos volumosos e o plano integrado de gerenciamento de resíduos da construção civil em Piracicaba; DELIBERAÇÃO COMITÊS PCJ Nº 001/2004 e Nº 003/2004, Programa Município Verde Azul. 

 

Responsável pelas informações: Elizabeth da Silveira Nunes Salles - Ecossistemas / Bióloga.

Contato: 3417 - 9494 / bethneasedema@gmail.com

​

Fevereiro, 2014

Programas e Projetos desenvolvidos pelo NEA/SEDEMA:

Programa de Educação Ambiental do Zoológico Municipal de Piracicaba - PREÁ

​

Desenvolvido no Zoológico Municipal de Piracicaba, de forma continuada desde 1997. Após o fechamento do Zôo e reabertura em 2005, as atividades foram organizadas num Programa de Educação Ambiental denominado PREÁ. O programa visa apresentar, dialogar e promover ações que contemplem os objetivos dos zoológicos modernos, como a conservação, a pesquisa e a educação ambiental voltada para a fauna silvestre, ecossistemas e combate ao tráfico de animais silvestres. Para tanto, visitas são agendadas previamente, com grupos do ensino formal (a partir de 6 anos) e grupos de instituições diversas. As atividades são realizadas nas dependências do Museu de animais taxidermizados, na área de exposição dos animais e nos bastidores do Zôo.

​

​

 Mirando nossas águas, resgatando nossa história: Educação Ambiental pelo Rio Piracicaba

​

Desenvolvido desde 2010 no Parque do Mirante, as atividades são realizadas com agendamento prévio, para grupos do ensino formal (a partir de 8 anos) e grupos de interesse em geral, utilizando o espaço do auditório do NEA e as trilhas do Parque. Tem como objetivo proporcionar a troca de conhecimentos e experiências sobre a história, a cultura e o desenvolvimento da cidade de Piracicaba e suas relações com o Rio Piracicaba, abordando o tema bacia hidrográfica. O programa é constituído de uma visita mediada nas Trilhas do Parque do Mirante, que pode ser realizada em qualquer época do ano, com escolas públicas, particulares e grupos interessados, com duração de 1h30min. O roteiro inclui as trilhas que delimitam o Parque do Mirante e visita ao Aquário Municipal. Professores são estimulados a realizar uma visita prévia, a fim de planejar a visita de forma antecipada, em conjunto com a equipe do NEA.

Trilha do Rio

​

Projeto que se utiliza das margens do Rio Piracicaba como espaço de ações educativas, cujas atividades são realizadas em qualquer época do ano, durante a semana, com escolas públicas, particulares e grupos interessados, com duração de 2h a 3h. O roteiro inclui as trilhas do Parque do Mirante, pontos do Engenho Central e margem esquerda do Rio Piracicaba. A trilha pode ainda incluir, visita ao Parque da Rua do Porto e Museu da Água, de acordo com o tempo disponível do grupo.

      Trilha do Parque da Rua do Porto

​

As atividades de educação ambiental realizadas nesse projeto são realizadas no Parque da Rua do Porto e tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre a criação do Parque, suas relações com o rio Piracicaba e estimular a percepção ambiental e suas contribuições para a produção e proteção de corpos d´água, importância da fauna e flora nas relações ecológicas. É necessário agendamento prévio e pode ser realizada em qualquer época do ano, durante a semana, com escolas públicas, particulares e grupos interessados.

Educação Ambiental no Programa Piracicaba Mais Verde

 

As atividades de educação ambiental deste Programa são realizadas com agendamento prévio, para escolas públicas, particulares e grupos interessados, nas dependências do Viveiro Municipal de Mudas ou em espaços institucionais educacionais, comunitários ou empresariais. As atividades no Viveiro contemplam visitas mediadas às estruturas de produção de mudas, roda de conversa e atividades lúdicas sobre a importância da arborização urbana e conservação das áreas de proteção permanente. Quando realizada nos espaços institucionais, uma apresentação sobre o sistema de produção do Viveiro de Mudas e a importância da arborização urbana é apresentada e, atividades lúdicas e dinâmicas de grupo envolvendo o tema arborização urbana, são realizadas com o público participante.

Campanha Rio Vivo

​

A Campanha Rio Vivo surgiu como demanda para orientar público e usuários das margens do Rio Piracicaba, sobre impactos de visitantes nas margens do Rio, principalmente em relação ao descarte inadequado de lixo. Porém, com o tempo, as atividades de educação ambiental passaram a ser desenvolvidas com associações, grupos comunitários e moradores de áreas próximas aos córregos e ribeirões afluentes do Rio Piracicaba, com abordagem na importância da conservação das APPs (áreas de proteção permanente) e descarte adequado de resíduos sólidos, tendo como referência as microbacias urbanas e o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PMGIRS). As principais atividades realizadas são: orientações “porta a porta” em residências localizadas nas proximidades de córregos e ribeirões, onde estejam são realizados mutirões de limpeza pela Prefeitura Municipal e autarquias; palestras, intervenções educativas em grupos comunitários e/ou instituições educacionais; encontros com lideranças comunitárias para processos formativos de agentes multiplicadores em ações educativas; intervenções educativas e lúdicas em eventos nas margens do Rio Piracicaba, no dia do Rio Piracicaba (Abril) e na Semana da Água (Dia Mundial da Água - Março).

Recicanto

​

Nesse programa as atividades educativas estão voltadas para a gestão de resíduos sólidos, tendo como referência as diretrizes para educação ambiental do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). As ações são realizadas utilizando diversas metodologias e espaços, sendo as principais:

  • Processos formativos para professores e gestores escolares em reuniões de planejamento (HTPC) na rede pública e particular de ensino de Piracicaba;

  • Atividades lúdicas com grupos de alunos de escolas públicas e grupos organizados e comunitários.

  • Palestras sobre serviços públicos voltados a gestão de resíduos sólidos em empresas e grupos comunitários;

  • Encontros formativos com apresentação de metodologias participativas de educação ambiental na gestão de resíduos, para grupos com potencial interesse em se tornar agentes multiplicadores. 

Secretaria Municipal da Educação (SME)

A Secretaria Municipal de Educação desenvolve projeto de educação ambiental cujas atividades são: cursos, palestras, mutirões, estudo do meio, visita monitorada, teatro, dança, música, gincana, formação para educadores de ensino formal.

Temas abordados: Consumo de água bacias hidrográficas, recursos hídricos, fauna silvestre, reflorestamento, mata ciliar, arborização urbana, agenda 21, qualidade do ar, resíduos sólidos, e 3r's, consumo de energia, saneamento básico, hortas, agricultura sustentável, manejo de solo e terra, arquitetura sustentável e reaproveitamento de água de chuva.

Público alvo: Rede municipal de ensino.

Indicadores de eficiência e qualidade: avaliação do envolvidos nas atividades.

Referências metodológicas: PMEA, materiais disponibilizados pelo Núcleo de Educação Ambiental/SEDEMA.

Política ambiental corporativa utilizada: A educação ambiental é de caráter transversal que permeia por todas as disciplinas do currículo da Secretaria. A Secretaria segue as determinações da Política Municipal de Educação Ambiental - Lei nº 6922/10. As escolas municipais de Piracicaba tem seus projetos de educação ambiental no currículo pedagógico.

 

Responsável pelas informações: Laís Ferraz de Camargo - Coordenadora de Projetos de Educação Ambiental.

Contato: 3417 - 1144 / ferrazcamargo.lais@gmail.com

​

Abril, 2015

Programas de Alimentação Saudável desenvolvidos pela SME ​(Secretaria Municipal de Educação) em parceria com a Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição (CPAN) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Empresa Nutriplus Alimentação:

Programa “Piracicaba com Saúde: é hora de comer melhor”

 

Visa à promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil junto aos alunos, pais e familiares, por meio da capacitação de professores. A partir daí, os educadores desenvolvem ações com a equipe escolar, crianças e suas famílias, tendo como tema a alimentação saudável, dentro das diretrizes do Novo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde. Em 2017 e 2018 o tema desenvolvido pela CPAN foi “Trocas Saudáveis - Comida de Verdade” em conjunto com as unidades escolares municipais, teve como objetivo principal despertar crianças, professores e pais de alunos para a importância da alimentação saudável, em contraponto aos alimentos ultraprocessados (industrializados), principal causa da obesidade e problemas de saúde correlatas, como pressão alta, índice de colesterol elevado, problemas cardíacos e diabetes. (FONTE: http://educacao.piracicaba.sp.gov.br/programa-piracicaba-com-saude-entrega-premio-a-escolas-vencedoras/)

“Programa de Educação Nutricional”

​

Programa realizado sobre alimentação saudável na Rede Municipal de Educação, tem por objetivo promover a saúde e a prevenção de doenças, assim como conscientizar as crianças sobre a importância dos alimentos saudáveis e do não desperdício dos mesmos. Por meio de orientação técnica e pedagógica relacionadas ao tema Alimentação Saudável são realizadas formações com os coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental. O tema do programa em 2017 foi “Saber com Sabor” e em 2018 “Saber e Cultivar”, os quais tiveram por objetivo promover ações saudáveis na escola e comunidade do entorno, por meio da horta escolar.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

​

O Centro de Controle de Zoonoses desenvolve ação pontual de educação ambiental cujas atividades são: cursos, palestras, eventos, feiras, mutirão, produção de material pedagógico para educação ambiental, visita monitorada, encontros, seminários, congressos, teatro, dança, música, gincana, formação de educadores para ensino formal, descarte de resíduos sólidos e plantio de árvores.

Temas abordados: Posse responsável, arborização urbana, resíduos sólidos, 3r's, dengue, zoonoses, consumo de água, agenda 21 e animais sinantrópicos.

Público alvo: Rede municipal de ensino, rede estadual de ensino, setor público, setor privado, rede particular de ensino e sociedade civil.

Referências metodológicas: "Direito Ambiental" - Rogério Rocco, Agenda 21 e Princípio dos 3R's.

Política ambiental corporativa utilizada: Política Municipal de Educação Ambiental.

O Centro de Controle de Zoonoses está ligado à Secretaria de Saúde.

 

Responsável pelas informações: Márcio José Sérgio Ermida e Sebastião Vasconcelos - Orientador pedagógico / Zoonoses / Ecólogo

Contato: 3427 - 2400 / ccz@piracicaba.sp.gov.br

​

Fevereiro, 2014

Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE)

O Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba desenvolve programa de educação ambiental, cujas atividades são: cursos, palestras, eventos, feiras, produção de vídeos, estudo do meio, visita monitorada, produção de material pedagógico para educação ambiental, teatro, dança, música e formação para educadores ensino formal.

Temas abordados: Consumo de água, bacias hidrográficas, recursos hídricos, mata ciliar, gestão ambiental, consumo de energia, saneamento básico e reaproveitamento de água de chuva.

Público alvo: Rede municipal de ensino e sociedade civil.

Indicador de eficiência e qualidade: questionários qualitativos e quantitativos para os professores e coordenadores participantes.

 

Responsável pelas informações: Felipe Augusto Gasparotto – Biólogo

Contato: 3413 – 1110 / 99745 – 6230 / felipe.gasparotto@hotmail.com

​

Novembro, 2013

Programas e Projetos desenvolvidos pelo SEMAE:

Programa Águamiga

​

O Programa AGUAMIGA é desenvolvido pelo SEMAE Piracicaba há mais de 15 anos e foi totalmente reestruturado a partir de 2012. Tem como objetivo principal contribuir para a melhoria da saúde e do meio ambiente através da reflexão e divulgação de conceitos relacionados ao recurso natural água, bem como despertar nos jovens o interesse pelo conhecimento e metodologia científica. As atividades realizadas são: minicurso teórico-prático para capacitação dos professores, palestras aos alunos abordando conceitos sobre água, saúde e meio ambiente, atividades didáticas, visitas técnicas monitoradas, práticas experimentais e feira científica escolar. Entre 2012 e 2016, participaram do programa 17 escolas de 7 microbacias diferentes, 34 professores e aproximadamente 1050 alunos, com a abrangência de um número ainda maior de pessoas, devido ao papel multiplicador destes agentes em educação ambiental. Dentre as atividades propostas, as melhores avaliadas pelos professores foram as práticas experimentais, as quais tem um caráter mais dinâmico, participativo e atraente para os alunos.

O programa possui um laboratório móvel para demonstração de experimentos para aferição da qualidade da água em locais e eventos com grande circulação de pessoas (feiras e workshops, praças públicas, datas comemorativas ambientais, entre outras). O público-alvo são alunos e professores do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, e também, público geral (no caso da utilização do laboratório móvel).

Projeto Guardiões da Água

​

É desenvolvido desde 2012 como contrapartida da autarquia pela ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Fino (recursos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC e FGTS do Governo Federal). Ele é voltado à comunidade piracicabana, visando à conscientização da população mais jovem quanto ao uso racional da água, proteção dos mananciais, uso adequado da infraestrutura de esgoto e a disposição correta dos resíduos e acompanhamento da obra física (ETA Capim Fino). Tem por objetivo incentivar o desenvolvimento sustentável, além de formar agentes educadores nas comunidades; capacitar a comunidade para geração de renda, por meio de cursos e oficinas e também articular parcerias com instituições públicas e privadas que atuem na área.

As atividades envolvidas são: promoção de palestras de educação ambiental em escolas; realização de oficinas de eco sabão incentivando a coleta e reutilização do óleo de cozinha; integração e realização de ações socioambientais com crianças por meio de apresentações de peças teatrais; visitas monitoradas à ETA Capim Fino e ao Museu da Água; realização de curso de instalador hidráulico; reuniões com os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) entre outras atividades. O projeto tem apoio técnico da SEMDES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) e financeiro da Caixa Econômica Federal.

Diretoria de Ensino (DER) - Regional Piracicaba

A instituição desenvolve projetos de educação ambiental, cujas atividades envolvem: Curso, Eventos/Feiras, Produção de vídeos, Formação para educadores ensino formal.

Temas abordados: Consumo de Água, Bacias Hidrográficas, Recursos Hídricos, Arborização Urbana, Agenda 21, Gestão Ambiental, Qualidade do ar, Resíduos Sólidos e 3Rs, Consumo de Energia, Saneamento básico, Hortas, Arquitetura Sustentável e Reaproveitamento de água de chuva.

Público alvo: Rede Estadual de Ensino. 

Referências metodológicas: Metodologia de Educação Ambiental Crítica; Processo e construção colaborativa e participativa.

A DER Piracicaba segue orientações da CGEB - Coordenadoria de Educação Básica do Estado de São Paulo. A Educação Ambiental é um eixo temático de caráter transversal que permeia por todas as disciplinas do currículo oficial do Estado de SP.

 

Responsável pelas informações: Marly Ap. Giraldelli Marsulo - Professora Coord. Núcleo Pedagógico Biologia

Contato: 3437-3353 / biologia@derpiracicaba.com.br

​

Fevereiro, 2014

bottom of page