top of page

1. Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP / Unicamp

A instituição de ensino desenvolve práticas específicas sobre os resíduos gerados pela Universidade, tais como resíduos químicos, biológicos, recicláveis e não recicláveis, as quais são inseridas nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e atendimentos clínicos à comunidade, e feito também coleta seletiva dos resíduos sólidos descartados no interior do campus. Como resultado dessas ações ocorreu a  elaboração e implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde - PGRSS (implantado oficialmente em 2017, com aprovação e acompanhamento anual pelo Centro de Vigilância e Saúde - CEVISA, do município de Piracicaba); Realização de campanhas e elaboração de materiais (impressos e digitais) para conscientização e educação ambiental; Organização de semanas do Meio Ambiente; Organização de visitas em estações de tratamento de água e esgoto; Elaboração de materiais de conscientização para utilização de canecas no refeitório e demais espaços, a fim de minimizar e erradicar a utilização de copos plásticos descartáveis; Implantação, colocação de recipientes coletores para coleta seletiva (sistema de duas cores - recicláveis e não recicláveis) e materiais informativos ao correto descarte destes materiais. Parte desses materiais podem ser conferidos nos documentos abaixo:

 

 

 

 

​

O responsável pelas ações de Educação Ambiental na instituição e o profissional Marcelo Corrêa Maistro - Químico Industrial; Licenciado em Química; Mestre em Ciências e Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Público alvo: Escolar (comunidade - alunos, docentes, servidores e terceirizados) ; visitantes do espaço educador (usuários e/ou frequentadores do espaço em geral - pacientes das clínicas; familiares de membros da comunidade; prestadores de serviço; fornecedores de materiais, etc...)

Principais resultados: Com resultado quantitativo foram impactadas aproximadamente 1200 pessoas (considerando-se apenas a comunidade, flutuante e não flutuante, que inclui os alunos de graduação; de pós-graduação; de extensão; e os servidores docentes e não docentes), houve também diminuição do volume de resíduos sólidos recicláveis descartados erroneamente no lixo comum (não recicláveis). Como resultado qualitativo nota-se melhor eficiência nas ações de gerenciamento de resíduos e melhora na qualidade da coleta seletiva

Responsável pelas informações: Marcelo Corrêa Maistro

Contato: mcmaistro@fop.unicamp.br / 19 21065207

Site: www.fop.unicamp.br

 

Outubro, 2022

logo_ce.jpg

​A ESALQ – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” desenvolve programas de educação ambiental que envolvem cursos, palestras, feiras, mutirões, produções de vídeos e materiais educomunicativos, estudos do meio, visitas monitorada, publicações em Educação Ambiental, produção de material pedagógico para Educação Ambiental, encontros, seminários, congressos, formação para educadores do ensino formal, formação para educadores ensino não formal, dentre outros processos formativos em EA.
A ESALQ possui cerca de 72 grupos de extensão ativos que desenvolvem ações junto à comunidade interna e externa ao campus e muitos desses grupos tem como princípio e ferramentas ações em educação ambiental.
Os temas abordados pelos grupos que atuam com educação ambiental são gestão ambiental, resíduos sólidos e 3Rs, hortas, agricultura sustentável, compostagem, arquitetura sustentável, aquecedor solar, reaproveitamento de água de chuva, economia circular, valorização de comunidades e produtos locais, mobilidade sustentável, ambientalização curricular etc.
Público alvo: Rede municipal, estadual e particular de ensino, setores público e privado, sociedade civil, comunidade da universidade (funcionários técnico-administrativos, estudantes, docentes e prestadores de serviços). 
Resultados: A universidade utiliza indicadores de eficiência e qualidade nas suas atividades tais como: público envolvido, desenvolvimento de ações/projetos de educação ambiental, redução de consumo, entre outros. Muito indicadores também são utilizados para rankings internacionais tais como o Green Metrics e The Impact, que verificam a implementação de ações socioambientais e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
As referências metodológicas utilizadas nas atividades: Pesquisa ação participante (Viezzer); EA e Participação (Sorrentino); EA Crítica; Paulo Freire; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, 2012; Plano diretor socioambiental participativo do campus “Luiz de Queiroz”. 2009; Proceso de caracterización de la ambientalización curricular de los estudios universitarios; Ambientalizacion Curricular de los estudios superiores. 2003; La epistemología de la complejidad. 2007; as 10 Características em um diagrama circular,2003; Participação Emancipatória: reflexões sobre a mudança social na complexidade contemporânea; Manual Escolas Sustentáveis. NCE/USP; Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo; Ambientalização da Educação Superior como aprendizagem institucional. 2006; Mapeamento da Educação Ambiental em Instituições Brasileiras de Educação Superior: elementos para políticas públicas. 2007; Universidade, educação ambiental e políticas públicas; Programa Nacional de Formação de Educadoras(es) ambientais: por um Brasil educado e educando ambientalmente para a sustentabilidade. 2006. Política ambiental corporativa utilizada pela instituição: Política Nacional de Educação Ambiental, Política Nacional de Meio Ambiente, Plano Diretor Socioambiental (PDS) aprovado pela instituição no final de 2009, com diagnósticos e diretrizes voltadas a temática de uso do solo, água, resíduos, fauna, emissões de gases, percepção e educação ambiental, normatização e certificação.
Uma das diretrizes do planejamento ambiental da ESALQ refere-se à Educação Ambiental (EA) que deu origem ao Programa Universitário de Educação Ambiental (PUEA) para o campus. O PUEA, 
institucionalizado na ESALQ em abril de 2013, tem como objetivos gerais: Promover a educação ambiental na pesquisa, ensino, extensão e gestão, envolvendo tanto a comunidade interna quanto externa ao campus. Tornar o campus “Luiz de Queiroz” referência entre as Instituições de Ensino Superior com relação à gestão ambiental, adequando a sua infraestrutura de maneira a tornar-se mais sustentável. contribuir para a formação crítica de pessoas mais sensibilizadas e comprometidas com a conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, tanto em relação ao campus, como em suas atuações na sociedade.
A ambientalização, de forma simplificada, significa incorporar a dimensão socioambiental nos 4 pilares da universidade (ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária).
O documento do Programa Universitário de Educação Ambiental da ESALQ pode ser acessado em:
https://www.esalq.usp.br/gestao-socioambiental/sites/default/files/PUEA-2013.pdf
Responsável pelas informações: Programa USP Recicla e Serviço de Gestão Ambiental/PUSP-LQ: https://www.esalq.usp.br/usprecicla/; http://www.pusplq.usp.br/?page_id=8533
Fonte: Serviço de Cultura e Extensão da ESALQ: https://www.esalq.usp.br/svcex/grupos-de-extensao
Plano Diretor Socioambiental do campus Luiz de Queiroz: https://www.esalq.usp.br/gestao-
socioambiental/
Contato: 3429-4051/4121/4181 recicla.esalq@usp.br / ambiental.lq@usp.br

PROGRAMAS E PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ (ESALQ) - USP:

Programa USP Recicla

Institucionalizado em 1994, ligado a superintendência de gestão ambiental da USP e prefeituras dos campi. O programa é institucionalizado pela portaria GR nº 5438, de 22 de dezembro de 2011 (revoga a portaria GR 4032/2008), que constitui o programa permanente para assuntos relativos à educação ambiental e gestão compartilhada de resíduos, denominado programa USP Recicla, na universidade de São Paulo. É missão do Programa USP Recicla: contribuir para a construção de sociedades sustentáveis através de ações voltadas à minimização de resíduos, à conservação do meio ambiente, à melhoria da qualidade de vida e à formação de recursos humanos comprometidos com essa missão. O Programa atua com os seguintes princípios: a participação, o pertencimento, o empoderamento, a autonomia, as tecnologias ambientalmente adequadas e o princípio dos 3 Rs (redução do consumo e desperdício, reutilização dos materiais, prolongando sua vida útil e estímulo a coleta seletiva e reciclagem dos materiais). No campus de Piracicaba o Programa USP Recicla atende todas as Unidades e está ligado a Prefeitura do campus USP “Luiz de Queiroz”.
Contato: 3429-4051/4121/4181 recicla.esalq@usp.br / ambiental.lq@usp.br

​PAP - Pessoas que aprendem participando

O projeto "pessoas que aprendem participando"; ou pesquisa ação participante, realizado em conjunto com a Superintendência de Gestão Ambiental da USP e apoio de educadores no município (SEDEMA e outras instituições) foi desenvolvido num processo de formação em capilaridade, com carga horaria que variaram de 4 a 130 horas. No campus "Luiz de Queiroz"; participaram dessa iniciativa 1.042 pessoas. www.educacaoambiental.sga.usp.br

​Projeto Vivências em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos

Atende anualmente mais de 900 estudantes da rede de ensino fundamental e médio de Piracicaba e região e professores. O Projeto “Vivências em Educação Ambiental” foi criado, há cerca de 15 anos, pelo programa USP Recicla, e estimula práticas cotidianas mais sustentáveis e o princípio dos 3 Rs (Redução, Reutilização e Reciclagem). Projeto “Vivências em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos” Tem o propósito de realizar ações de educação ambiental com o público externo à Universidade, agindo assim como projeto de extensão universitária. Isso inclui atividades formativas para professores, estudantes e demais instituições de ensino, ministra cursos, entre outros, auxiliando na formação de atores conscientes e multiplicadores de boas práticas ambientais.
Docentes coordenadores: Prof. Taitiâny K. Bonzanini/LES e prof. Evaristo Marzabal Neves/LES
Contato: 3429-4051/4121/4181 recicla.esalq@usp.br

Moradias Sustentáveis

O projeto existe desde 2010 e visa desenvolver e estimular práticas sustentáveis nas residências de membros da comunidade do campus "Luiz de Queiroz" e todos os interessados e integra o Programa USP Recicla, do campus USP “Luiz de Queiroz”, de Piracicaba. Tem como objetivo divulgar e orientar sobre práticas sustentáveis com baixo custo de investimento, isto é, que podem ser adotadas no ambiente residencial, atendendo às demandas socioambientais dos membros da comunidade do campus e do município. O projeto fomenta a reflexão sobre consumo consciente, redução do consumo de água e energia elétrica e destinação e gerenciamento dos resíduos residenciais gerados, conectando os conhecimentos técnico-científicos com os agentes interessados nestas práticas, garantindo a inclusão social, contribuindo com melhoria da qualidade de vida e diminuindo os impactos ambientais.
Docente coordenador: Prof. Evaristo Marzabal Neves/LES
Contato: 3429-4051/4121/4181 recicla.esalq@usp.br

Minimização de resíduos e educação ambiental no restaurante universitário do campus "Luiz de
Queiroz"

Iniciado em 2001 numa ação conjunta da Administração do Restaurante Universitário do Campus “Luiz de Queiroz”, Prefeitura do Campus e Programa USP Recicla visando a implementação do Programa de Minimização de Resíduos do Restaurante, através da elaboração de material informativo sobre consumo sustentável, redução de recursos e aproveitamento integral dos alimentos; estímulo ao uso de canecas duráveis a comunidade universitária, pesagens de restos de alimentos tanto para tabulação de dados (pesagem interna), como para uma ação informativa e educativa com usuários do restaurante universitário (pesagem externa); apoio na formação dos funcionários do restaurante, através de palestras, entre outros.
Docente coordenador: Prof. Carlos Eduardo Vian/LES
Contato: 3429-4051/4121/4181 recicla.esalq@usp.br

​Projeto “Compostando na Creche, uma experiência para toda a família”

O Projeto atua na área de educação ambiental com foco na prática da compostagem junto com o incentivo da redução, reciclagem e reutilização de resíduos. O trabalho é desenvolvido desde 2003 com crianças de 3 a 4 anos de idade no Centro de Convivência Infantil “Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz” (CCIn) e tem como público alvo as crianças, pais e responsáveis e funcionários da creche, bem como o público externo à Universidade.
Docente coordenador: Prof. Fernando Mendonça/LEB
Contato: 3429-4051/4121/4181 recicla.esalq@usp.br

Rotinas de diagnósticos e monitoramento de resíduos do campus

É responsável pela gestão de resíduos do Campus “Luiz de Queiroz” em sua totalidade, abarcando a estrutura e a ação educativa da sua comunidade. O projeto trabalha no diagnóstico e monitoramento dos departamentos e setores, verificando a conformidade na separação e no descarte ambientalmente adequado dos resíduos, gerando dados, intervenção educativas e auxiliando nas estruturas de resultado num ciclo educativo disso vem o nome “Rotinas”. O projeto realiza ações desde 1994 e vem contribuindo para a internalização de práticas voltadas ao gerenciamento de resíduos e educação ambiental no campus, diagnosticando, monitorando e fazendo intervenções educativas no campus e junto à comunidade.
Docentes coordenadores: Prof. Miguel Cooper e Prof. Carlos Eduardo Cerri/LSO
Contato: 3429-4051/4121/4181 recicla.esalq@usp.br

​Projeto Ybirá – valorização de resíduos de poda e remoção autorizada de árvores

O projeto busca o aproveitamento dos resíduos da arborização do campus, valorizando espaços verdes utilizando os resíduos madeireiros das podas, que seriam descartados, convertidos em bancos, mesas, cadeiras entre outros equipamentos feitos pelos próprios estudantes e funcionários da USP. O público alvo do projeto são todos os que frequentam o campus.
Docente coordenador: Prof. Adriana Maria Nolasco/LCF
Contato: 3429-4051/4121/4181 recicla.esalq@usp.br

Projeto Circulando Livros e Saberes

O projeto visa incentivar ações de engajamento à leitura, promovendo ações de doação, troca e circulação de livros, criando espaços de leitura, encontros literários e saraus. A leitura é um instrumento vivo no processo de educação, criação e construção do ser humano, ler é uma das ações mais emancipadoras que existem. Os livros recebidos são triados e distribuídos em espaços de leitura dentro do campus e em bibliotecas públicas e comunitárias de bairros da cidade. Dentre o público atingido estão os alunos, docentes e funcionários, assim como indivíduos da comunidade de Piracicaba.
Docente coordenador: Prof. Jaime Bertoluci/LCB
Contato: 3429-4051/4121/4181 recicla.esalq@usp.br

​Diagnóstico de Resíduos Sólidos Domiciliares na Área Rural de Piracicaba, SP

O projeto "Diagnóstico de Resíduos Sólidos Domiciliares na Área Rural do Município de Piracicaba", foi elaborado em junho de 2022 com o objetivo de estudar de forma mais aprofundada sobre o descarte de resíduos sólidos domiciliares e suas problemáticas na área rural do município de Piracicaba, no interior do estado de São Paulo. Atua com os desafios impostos pela falta de políticas públicas na área rural do município, que trazem como consequência o descarte incorreto de resíduos gerados pela área rural, junto com as atividades realizadas no local. A primeira parte do projeto se desenvolveu por meio de pesquisas bibliográficas com foco principal nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), em seguida, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA) e da Secretaria Municipal de Educação (SME) ocorreram coletas de dados da população local a fim de compreender como é realizada a coleta seletiva nas áreas rurais da cidade e buscar soluções junto a comunidade.

Responsável: Professora Adriana Maria Nolasco/ESALQ
Contato: 3429-4051/4121/4181 recicla.esalq@usp.br

Plano Diretor Socioambiental Participativo do campus

Aprovado pela congregação da instituição em 2009, em 2018 passou pela segunda revisão, o plano diretor traz todo o planejamento com diretrizes, metas e ações para a melhoria socioambiental do campus, abordando os temas: fauna, sustentabilidade na administração, resíduos, água e efluentes, mobilidade, uso e ocupação territorial, áreas verdes, energia, emissões de gases do efeito estufa entre outros, tendo um dos grupos de trabalho o de Educação Ambiental, que é transversal a todos os demais temas.​
Contato: 3429-4051/4121/4181 planod@usp.br

GT Água

O GT Água tem como objetivo a realização do monitoramento dos recursos hídricos do campus, para isso são feitos acompanhamentos das nascentes, coleta e análise da água, a fim de fornecer informações de maneira adequada para a comunidade acadêmica, além disso, também se objetiva conscientizar a sociedade sobre a conservação dos recursos hídricos.
Docente coordenador: Prof. Plínio Camargo/CENA
Contato: 3429-4051/4121/4181 planod@usp.br

Mobilidade

Atua no campus “Luiz de Queiroz” e na região Metropolitana de Piracicaba, busca estimular o respeito no trânsito, incentivar o bem-estar nos trajetos, assim como formas mais sustentáveis de locomoção, desenvolve ainda campanhas educativas sobre mobilidade sustentável. O projeto busca desencorajar o uso de veículos motorizados e estimular a mobilidade ativa e o encontro entre as pessoas e o ambiente.
Docente coordenador: Prof. Ciro Abud Righi/LCF
Contato: 3429-4051/4121/4181 planod@usp.br

Percepção e Educação Ambiental

O grupo de trabalho (GT) Percepção e Educação faz parte do Plano Diretor Socioambiental
Participativo do campus e tem por objetivo inserir a educação ambiental dentro da instituição de maneira intrínseca e transversal dentro do ensino, pesquisa, extensão e gestão. Através da formação de professores, alunos, funcionários e da comunidade externa que frequenta o campus, tal ação tem sido trabalhada naqueles que atuarão na transição para uma universidade e uma sociedade mais sustentáveis. Para saber mais acesse: Programa Universitário de Educação Ambiental do campus “Luiz de Queiroz”
(http://www.esalq.usp.br/gestao-socioambiental/sites/default/files/PUEA-2013.pdf)

Docente coordenador: Prof. Taciana Vilella Savian/LCE e prof. Marcos Sorrentino/LCF, Profa. Thais Vieira/LAN
Contato: 3429-4051/4121/4181 planod@usp.br

Secretaria Executiva

O grupo de trabalho (GT) Percepção e Educação faz parte do Plano Diretor Socioambiental
A Secretaria Executiva é um grupo de trabalho (GT) que faz parte do Plano Diretor. Sua função é coordenar e auxiliar os demais GTs com suas respectivas atividades, além de promover os eventos socioambientais no Campus “Luiz de Queiroz” e administrar as redes sociais relacionadas.

Docente coordenador: Thiago Romanelli/LEB
Contato: 3429-4051/4121/4181 planod@usp.br(http://www.esalq.usp.br/gestao-socioambiental/sites/default/files/PUEA-2013.pdf)
 

Sustentabilidade na Administração

O grupo de trabalho (GT) Percepção e Educação faz parte do Plano Diretor Socioambiental
O GT sustentabilidade na ADM é responsável por incorporar a dimensão socioambiental nos contratos de prestação de serviços realizados no campus, Formação e capacitação para os servidores administrativos do campus; bem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade USP e da sociedade com qual se relaciona.

Docentes coordenadores: Profa. Eliana Terci/LES e Roberta Bacha/PUSP-LQ
Contato: 3429-4051/4121/4181 planod@usp.br

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do campus

O GT Emissões coleta dados anuais das emissões de CO2 em todo o Campus LQ para atualizar o banco de dados e produzir um relatório que aborda um panorama geral das emissões geradas pelo Campus, analisando as diferenças quantitativas das emissões e suas possíveis causas e efeitos ao longo dos anos. São considerados nos estudos os setores da Pecuária, Transportes, Resíduos, Energia e Insumos Agrícolas.
Responsável: Prof. Carlos Eduardo Cerri/LSO
Contato: 3429-4051/4121/4181 planod@usp.br

GT Energia

Busca, através de suas ações o aumento da eficiência energética no campus e sensibilização da comunidade sobre as fontes de energia. O GT Energia faz parte do Plano Diretor de Sustentabilidade do campus “Luiz de Queiroz”. Sua atuação está direcionada a atualização e diagnóstico quantitativo sobre o consumo de energia elétrica nos edifícios do campus “Luiz de Queiroz”. Além de, auxiliar no desenvolvimento de ações educativas, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final adequada dos equipamentos utilizadores de energia organização de eventos para discutir a promoção da educação ambiental nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, para a comunidade da USP.
Docente coordenador: Thiago Romanelli/LEB
Contato: 3429-4051/4121/4181 planod@usp.br

Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água (GEPURA)

Projeto de educação ambiental, cujas atividades envolvem: Curso, Palestra, Eventos/Feiras, Mutirão, Estudo do meio / Visita monitorada, Produção de publicação em Educação Ambiental, Produção de material pedagógico para Educação Ambiental, Encontros, seminários, congressos, Gincana, Formação para educadores ensino formal, Formação para educadores ensino não formal e Oficinas. Temas abordados: Consumo de Água, Bacias hidrográficas, Recursos Hídricos, Mata ciliar, Gestão Ambiental, Saneamento básico, Agricultura sustentável e Reaproveitamento de água de chuva. Indicadores de eficiência e qualidade: Oxigênio Dissolvido, DBO, DQO, Íons totais, DIC, DOC, pH,
condutividade, cátions totais, entre outras.

Público alvo: Rede municipal, estadual e particular de ensino, setor público e privado e sociedade civil.
Referências metodológicas utilizadas nas atividades: Métodos pedagógicos e de laboratório.
Como política ambiental corporativa o GEPURA utiliza-se do suporte da Esalq e Cena.

Responsável(is):
Prof. Plínio Barbosa de Camargo;
Prof. Marcos Vinícius Folegatti
Contato:
Isabela Butturi Gevartoski mayumi.butturi@usp.br
Augusto Barbosa Senna a.senna@usp.br

Programa Solo na Escola

Programa de educação ambiental, cujas atividades envolvem: Curso, Eventos/Feiras, Estudo do meio /Visita monitorada, Formação para educadores ensino formal e Oficinas.
Temas abordados: manejo de solo e terra.

Público alvo: Rede municipal, estadual e particular de ensino, sociedade civil, faculdades e
universidades.

Referências metodológicas utilizadas nas atividades: Programa Universitário de Educação Ambiental (PUEA) Política ambiental corporativa utilizada: Currículo do Estado de São Paulo e Diretrizes Curriculares Nacionais.

​Esalq Jr. Florestal

Projetos de educação ambiental, envolvendo os temas: Reflorestamento, Mata ciliar e Arborização Urbana. 
Indicadores de eficiência e qualidade: Feedback ao final dos projetos para conhecimento sobre o processo e realização de visita para acompanhar o desenvolvimento do mesmo.

Público alvo: Setor Público e Privado.
Referências metodológicas utilizadas nas atividades: Referências na área florestal. A instituição não utiliza uma política ambiental corporativa, contudo está se adequando para tanto. 
Contato (email): contato@esalqjrflorestal.org.br/ Tel:  (19) 3447-6661

Programa Ponte

O Programa Ponte é um grupo de educação ambiental da ESALQ-USP que tem como proposta a seus membros e à sociedade piracicabana uma educação crítica e transformadora, na prática. O objetivo deste projeto é trabalhar a temática das águas, sobretudo no ambiente urbano, com estudantes do Ensino Médio. Buscou-se com o projeto uma aproximação da temática das bacias hidrográficas ao cotidiano dos estudantes, colocando-os no papel de protagonistas sobre as questões ambientais do seu território.
No ano de 2017, ao longo de quase 3 meses, o público atendido no projeto foi de aproximadamente 3 mil estudantes de Ensino Médio e cerca de 150 professores. Quem participo do projeto teve a oportunidade de conhecer um rio encoberto pela cidade (canalizado) desde sua nascente até a foz, no  Rio Piracicaba e também participar de uma atividade high tech, com as maquetes de projeção de exposição Rios Descobertos, no SESC de Piracicaba.
Indicadores de eficiência e qualidade: Avaliação dos monitores, avaliação do professor, avaliação do estudante, avaliação interna do andamento das atividades e metodologias utilizadas, avaliação das reuniões e forma de organização interna do grupo.
Público alvo: Rede estadual de ensino e sociedade civil.
Referências metodológicas utilizadas nas atividades: Paulo Freire, Escola da Ponte (José Pacheco), Projeto âncora, teatro Imagem de Augusto Boal
Como política ambiental corporativa, utiliza-se da CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/CT-PETRO - PROMOPETRO - 02/2009 para manutenção dos gastos do projeto.
O programa possui a premiação Destaque 2014 da ESALQTec Incubadora Tecnológica para o projeto Ensino Médio Biocombustíveis e Meio Ambiente.
​

Contato (email) : ponteesalq@gmail.com

Oca - Laboratório de Educação e Política Ambiental

Desenvolve programa de educação ambiental, cujas atividades envolvem: Curso, Palestra,
Eventos/Feiras, Produção de publicação em Educação Ambiental, Encontros, seminários, congressos, Formação para educadores ensino formal, Formação para educadores ensino não formal e Oficinas. 

Tema abordado: educação ambiental.
Público alvo: Todos os interessados.
Referências metodológicas utilizadas nas atividades: Multireferenciais, com maior presença da pesquisa intervenção e da pesquisa ação participativa.
Orientador do Grupo : Marcos Sorrentino - Coordenador

Florestas do Futuro

Florestas do Futuro é um projeto de educação ambiental que tem como finalidade levar para crianças da rede pública de Piracicaba e região a conscientização sobre a importância das florestas e do ambiente. Em 2017, foi realizada uma parceria com o Projeto “Brincar e o Mundo” orientado pela Profª Adriana Nolasco da ESALQ, criando a oficina “O que vem das florestas”, que demonstra através de brinquedos educativos, feitos a partir de resíduos de madeira, os diferentes usos das árvores. Além dessa atividade, nas edições, ocorreram a pintura de peões de madeira, um piquenique, e mais três tradicionais oficinas: “Boliche na Floresta”, “Refúgio” e Carecacabeludo”. Durante o ano foram realizadas 5 edições com
participação de aproximadamente um total de 100 alunos da rede pública.
Fonte: "RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO REALIZADAS NO ANO DE 2017"
site: http://www.esalq.usp.br/svcex/content/grupo-florestal-monte-olimpo-gfmo
 

Contato (email) : florestasdofuturo@gmail.com

​Educação Ambiental dos estudantes de graduação e pós-graduação

Iniciado em 2013 com a aprovação do Programa Universitário de Educação Ambiental do campus "Luiz de Queiroz", pela Congregação, o Programa visa a formação socioambiental de docentes da ESALQ e envolvimento das COC - Comissões de cursos de graduação para revisão do projeto político pedagógico dos cursos, a fim de internalizar a educação ambiental na instituição. São desenvolvidas ações de educação ambiental de forma continuada na gestão, ensino, pesquisa e extensão.

Atividades sobre Febre Maculosa realizadas pela Comissão Técnica Permanente de Prevenção e
Controle da Febre Maculosa da ESALQ

Informação e prevenção à Febre Maculosa: Capacitação e disponibilização de material didático para professores da Rede Pública de Ensino de Piracicaba sobre aspectos relacionados à febre maculosa, incluindo detalhes sobre a evolução da doença, a biologia e ecologia de seu vetor (o carrapato-estrela), dos principais hospedeiros destes (capivaras, cavalos), sintomas da doença, formas de prevenção e cuidados a serem adotados caso os sintomas sejam observados. O objetivo é prover os professores de informações e materiais que possam ser repassados a seus alunos. A ação foi realizada durante o mês de março de 2017 e contou com a participação de 140 profissionais da Rede Municipal de Educação.
Elaboração de material bibliográfico de divulgação: Preparação de material didático para alerta sobre aspectos relacionados à febre maculosa no Campus Luiz de Queiroz, de forma a explicar de forma geral características da doença, seus sintomas, seus vetores, onde estes são mais comuns e seus principais hospedeiros. O material tem o público infantil como alvo e foi elaborado pela Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa da ESALQ. Produtos mais recentes: Livro “Tia Magdalena e Pedrinho: A incrível vida no solo” e cartilha “Carrapato-estrela”.
​
Campanha de férias: Manutenção de estande na parte central do Campus Luiz de Queiroz nos finais de semana de julho, com cartazes, visualização de carrapatos preservados, distribuição de folhetos e consulta pública, com o objetivo de conscientizar os visitantes do campus sobre a febre maculosa, a forma como é transmitida, seus sintomas, como evitar e cuidados a serem adotados em caso de se adquirir a doença. A campanha tem como público alvo os visitantes do campus em finais de semana, com ênfase para as crianças.
​
Participação no evento Insetos da ESALQ: Evento promovido anualmente pelo Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ, em que se busca informar à comunidade em geral aspectos de seu interesse ligados aos trabalhos de pesquisa e atividades didáticas do departamento, como por exemplo informações sobre a constituição e funcionamento de sauveiros, das colônias de abelhas, atividades de controle biológico, insetos na alimentação humana e doenças transmitidas por insetos (pernilongos) e carrapatos. 
​
Apresentações sobre Febre Maculosa: Palestras realizadas pela Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa da ESALQ, com apresentação de slides e dos organismos relacionados à febre maculosa (capivara e carrapato), de forma lúdica para crianças de 4 a 6 anos de idade.
​
Treinamento de alunos regularmente matriculados nos cursos da ESALQ: Aulas regularmente
oferecidas no mês de março a alunos de cursos de graduação da ESALQ, dentro das disciplinas relacionadas à Zoologia, e em algumas disciplinas da pós-graduação com detalhes especialmente sobre o carrapato-estrela (vetor da febre maculosa), no que se refere à sua biologia e ecologia e papel na transmissão da febre maculosa, assim como sobre das formas de prevenção, sintomas e cuidados a serem adotados em caso de suspeita de infecção.
​
Colaboração com o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Piracicaba na realização de Treinamentos e Encontros: Eventos anuais tratando da situação atual da febre maculosa e outros problemas de saúde pública, com apresentações sobre a situação prevalente, troca de experiências, apresentação de palestras e treinamentos relacionados à ocorrência da doença na região de Piracicaba.


Contato: pusp.lq@usp.br www.pusplq.usp.br

Grupo de Adequação Ambiental-GADE

O Grupo de Adequação Ambiental (GADE) surgiu em 2003, logo após a elaboração do Programa de Adequação Ambiental de 2001, visando cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), de 2004, com o principal objetivo de realizar ações de restauração florestal nas Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais (RL) do Campus “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo.
O grupo atua na adequação ambiental do Campus, recuperando áreas degradadas e áreas com passivos ambientais, realizando a restauração florestal e o monitoramento de áreas; produção, manutenção e plantio de mudas; projetos de extensão dentro e fora do campus; realização de projetos de iniciação científica; e outras diversas questões que se inserem no contexto socioambiental
 

Áreas de atuação:  Florestamento e Reflorestamento;Proteção Florestal.
Linha de Extensão: Questões ambientais
Responsável(is):  Prof. Dr. Pedro Henrique Santin Brancalion
Co-Responsável: Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues

Grupo de Adequação Ambiental-GADE

O Grupo de Adequação Ambiental (GADE) surgiu em 2003, logo após a elaboração do Programa de Adequação Ambiental de 2001, visando cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), de 2004, com o principal objetivo de realizar ações de restauração florestal nas Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais (RL) do Campus “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo.
O grupo atua na adequação ambiental do Campus, recuperando áreas degradadas e áreas com passivos ambientais, realizando a restauração florestal e o monitoramento de áreas; produção, manutenção e plantio de mudas; projetos de extensão dentro e fora do campus; realização de projetos de iniciação científica; e outras diversas questões que se inserem no contexto socioambiental
 

Áreas de atuação:  Florestamento e Reflorestamento;Proteção Florestal.
Linha de Extensão: Questões ambientais
Responsável(is):  Prof. Dr. Pedro Henrique Santin Brancalion
Co-Responsável: Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues

Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental-GECOM

O Grupo foi criado com o intuito de desenvolver estudos, pesquisas, ações e produtos de comunicação para fortalecer a Educação Ambiental na esfera pública, bem como junto a comunidades e grupos alvos específicos. Dentre as principais atividades encontra-se: a produção de documentários científicos (com destaque a “Nas Águas do Piracicaba”1), um blog socioambiental (“Educorumbatai: uma experiência de jornalismo ambiental universitário”2); um ambiente virtual de aprendizagem gamificado (“A pegada doméstica e o uso racional da água”3); a produção de 42 spots de educação ambiental4 que foram veiculados na emissora de radio Educativa FM de Piracicaba. Atualmente, ogrupo dedica-se às atividades de produção de um documentário sobre agroecologia no contexto esalqueano, apoio ao Movimento Tô Aqui e à Prefeitura de Piracicaba visando a implementação do Plano Municipal de Educação Ambiental junto ao SEDEMA e GMEA.
 
 

Áreas de atuação: Interdisciplinar - Comunicação, Educação, Ambiente e Sociedade.
Responsável(is): Profa. Laura Alves Martirani

Contato: André Roberto Panzarin andrepanzarin@usp.br e Tomás José Alves dos Santos Ramos tomas.ads@usp.br

Grupo de Comercialização justa e Cultura Alimentar-CAJAN

O Grupo CAJAN integra o Núcleo de Agroecologia Nheengatu da ESALQ e tem como objetivo desenvolver atividades de pesquisa e extensão nas temáticas do consumo responsável, circuitos curtos de comercialização e políticas públicas para a agricultura familiar. O grupo também busca trabalhar a respeito de biodiversidade e cultura alimentar, tratando de questões como PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e levantando o debate do consumo consciente e formas de comercialização mais ambiental e socialmente corretas para a comunidade em geral.
Áreas de atuação: Políticas Públicas; Sociologia Rural e Extensão Rural, Desenvolvimento rural e questão agrária
Responsável(is): Prof. Paulo Eduardo Moruzzi Marques
Contato: cajan@usp.br

Grupo de Estudos e Pesquisa para Aprimoramento de Resíduos Agroindustriais-CEPARA

O grupo possui projetos que utilizam além de práticas agroecológicas e de compostagem, o processo educativo em torno da instrução ambiental, a fim de disseminar o conhecimento para a integração da sociedade para com a instituição universitária. Para isso, realizamos atividades como: oficinas, palestras, pesquisas e interações com demais grupos que auxiliam positivamente com os objetivos do CEPARA, que partem do incentivo à promoção da sustentabilidade e contribuem na difusão a respeito do gerenciamento de resíduos

Áreas de atuação: Ciências Agrárias
Linhas de Extensão: Questões ambientais.
Responsável(is): Prof. Marcos Yassuo Kamogawa
Contato: cepara@usp.br

​

Grupo de Extensão de São Pedro- GESP

O GESP desenvolve trabalhos junto a uma comunidade de produtores familiares localizados no alto da serra de São Pedro, SP. Esses produtores estão organizados na Cooperativa dos Produtores Agropecuários do Município de São Pedro (COOPAMSP). Os estudantes visitam os produtores semanalmente e utilizando da metodologia participativa, assessoram os produtores em suas atividades de planejamento e produção de leite, grãos, olerícolas e frutícolas, realizando atividades conjuntas de orientação técnica, realizando também a coleta e processamento de dados de produção. Os resultados são produtores mais capazes e aptos a trabalhar em grupo, professores e alunos trabalhando com agricultores familiares e suas organizações, e trocando experiências. Os produtores com essa orientação e acompanhamento administram a cooperativa e sua usina de leite, produzindo pasteurizado integral e iogurte. É realizado também um projeto junto à E.M.E.B Iracy Bertochi, onde os alunos desenvolvem uma horta na escola, da qual o GESP foi responsável por realizar a
manutenção, condução e plantio. Com o projeto, as crianças têm a oportunidade de aprenderem mais sobre a agricultura, a sua importância e o seu processo. Além das visitas aos produtores e da participação nas escolas, o grupo de alunos realiza reuniões semanais com 2 horas de duração, nas quais são realizados planejamentos e capacitações sob a orientação do professor e técnico superior em extensão rural, Ademir de Lucas, do Depto. de Economia, Administração e Sociologia (LES). Também são realizadas reuniões de formação sobre temas pertinentes à agricultura familiar e elaborações de textos para o Blog “Gespianos
Áreas de atuação:  Ciências Agrárias e Extensão Rural
Linhas de Extensão: Desenvolvimento rural e questão agrária.
Responsável(is): Extensionista Ademir de Lucas/LES

Grupo de Estudos Floresta e Agua- GEFLA

O grupo pretende com suas ações, integrar diversas áreas de estudo dentro das ciências florestais para uma melhor compreensão acerca dos processos que envolvam floresta e água, viabilizando a conservação dos recursos hídricos e produção florestal sustentada, através de pesquisa, ensino e extensão.
Áreas de atuação: Hidrologia Florestal, Conservação de Bacias Hidrográficas
Responsável(is): Prof. Silvio Frosini de B. Ferraz/LCF
Contato: gefla.esalq@usp.br

Grupo de Extensão e Empreendedorismo da ESALQ em Soluções Baseadas na Natureza-GE´SNAT

Organizar o conhecimento sobre o escopo das soluções baseadas na natureza, especialmente em relação ao clima, armazenamento e redução das emissões dos gases do efeito estufa e projetos de carbono. Estabelecer dentro deste processo de organização das informações, possíveis taxonomias (um framework teórico-aplicado) de como trabalhar de forma interdisciplinar este tema. E definir quais as nossas competências (dentro e fora da ESALQ), das possibilidades de funding e de captação de recursos para fomento a pesquisa, voltados a capacitação e aos serviços de extensão sobre o tema das soluções baseadas na natureza: cursos, treinamentos e workshops, envolvendo os diversos atores das cadeias de produção de fibras, alimentos e proteínas.
Responsável(is): Prof. Weber A. Neves do Amaral/LCF
Vice-coordenador: Prof. Francides Gomes da Silva Junior/LCF

Grupo de Pesquisa e Extensão em Áreas Naturais Protegidas – GEPANP

As ações do grupo visam a melhoria do manejo de unidades de conservação para atender demandas de uso público ao mesmo tempo que garante a manutenção da qualidade ambiental dessas áreas. Busca diminuir os impactos do uso em áreas naturais protegidas.
Áreas de atuação: Ecologia Aplicada; Conservação da Natureza; Conservação de Áreas Silvestres.
Responsável(is): Profa. Teresa Cristina Magro Lindenkamp/LCF
Contato: gepanp@usp.br

Grupo de Revitalização de Parques Ecológicos-REVPARQ

O grupo RevParq surgiu do propósito de revitalização do Parque Ecológico Cornélio Pires, no município de Tietê, SP, com o objetivo de torná-lo ambientalmente adequado para voltar a ser um local de referência turística regional e, novamente, receber visitantes. O grupo iniciou seus trabalhos em 2020 quando alunos do curso de Gestão Ambiental da Esalq/USP, junto a colaboradores do município de Tietê, resolveram se unir para formular os projetos voltados à resolução de problemas ambientais encontrados no Parque. Atualmente, o RevParq possui projetos voltados aos temas: levantamento da quantidade de carrapato-estrela para prevenção da Febre Maculosa; revitalização e monitoramento dos recursos hídricos do Parque e levantamento da biodiversidade do Parque.
Áreas de atuação: Ecologia Aplicada; Questões Ambientais; Recursos Hídricos.

Responsável(is): Profa. Taciana Villela Savian/LCE, Sergio Nascimento Duarte/LCB
Contato: Gabriele Tarley- gabi.tarley@usp.br; Luana Navarro Castro- luananavarro@usp.br

Grupo Florestal Monte Olimpo- GFMO

Fundado em 1996 por três alunas de Eng. Florestal em conjunto com o Prof. José Luiz Stape, o Grupo Florestal Monte Olimpo (GFMO) é formado por alunos de graduação em Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica e Gestão Ambiental. Com o apoio do Departamento de Ciências Florestais, do Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais (IPEF), da Diretoria, Prefeitura e Departamentos da ESALQ, o grupo tem como objetivo proporcionar aos integrantes a vivência prática de atividades de pesquisa e extensão realizadas na área de Engenharia Florestal, instigando a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O
Grupo é responsável pelo planejamento e desenvolvimento das atividades oriundas do Plano Diretor da Área do Córrego Monte Olimpo, além de desenvolver atividades na Fazenda Areão, no Viveiro de Mudas, Casa de Vegetação, na Sede Campestre do GFMO, nas Estações Experimentais de Itatinga e Anhembi e em área de produtores rurais em vários estados.

Responsável(is): Prof. Pedro Henrique Santin Brancalion

Contato: gfmo@usp.br

Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes ¨Luiz de Queiroz¨

Criado em 5 de abril de 1984, o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” é administrado pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da Escola, que tem como finalidade: preservar a memória da ESALQ, bem como do seu idealizador Luiz Vicente de Souza Queiroz; promover exposições permanentes, temporárias e itinerantes, bem como projetos educativos que estimulem a reflexão científica, cultural e social, através de:
Exposições permanentes: salas temáticas com informações sobre a história do café; vida e obra de Luiz de Queiroz; história da construção do Edifício Central; o artista Renato Wagner; histórico da antiga casa do diretor; breve análise do jardim francês. Exposições – Galeria Renato Wagner: esse espaço é aberto para exposição de trabalhos artísticos. Os interessados devem entrar em contato para obter informações detalhadas sobre o procedimento. Para conferir a programação de exposições, acesse a Agenda cultural. Pesquisadores-mirins: com o objetivo de despertar o interesse de jovens entre 13 e 14 anos pelo aprendizado das ciências, esse projeto educativo trabalha o acervo do Museu e Centro de Ciências como ponto de partida para o ato de pesquisar. A iniciativa, que teve início em 2005, proporciona aos adolescentes a possibilidade de conhecerem peças e obras históricas referentes às ciências a partir dos seus princípios e uso em atividades agrícolas e industriais. Visitas monitoradas: para propiciar aos visitantes o conhecimento das atividades desenvolvidas nos departamentos, linhas de pesquisa e projetos de extensão universitária, são agendadas visitas de escolas do ensino infantil ao médio.
Responsável: Edno Aparecido Dario - Museu “Luiz de Queiroz¨.
Contato: museulq@usp.br

CRECIN - Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza

O projeto apresenta um perfil transdisciplinar e inovador, com o foco no desenvolvimento de temas que abordam tanto a formação de professores, considerando-se aspectos como currículo, metodologia e práticas, quanto para alunos de todos os níveis de ensino, visando a excelência da aplicação de temas vinculados a Ciências da Natureza, juntamente a colaboração da intensificação dos processos formativos da docência.
Tem por objetivos: promoção do ensino das Ciências Naturais e Agrárias de forma criativa e significativa, contribuindo para a formação inicial e continuada de docentes, refletindo diretamente na melhoria da educação básica; elaboração de recursos didáticos de ensino; produção e desenvolvimento de materiais didáticos como kits e jogos, além do estudo e avaliação de metodologias ativas de ensino aprendizagem; ampliação da aplicação de metodologias ativas que promovam a melhora dos processos de ensino e aprendizagem e a diversificação de atividades práticas; fomentar discussões sobre conteúdos científicos e sua
abordagem na escola, bem como sua divulgação e desmistificação; inserção da educação ambiental, jogos didáticos e atividades lúdicas nos currículos da educação básica e superior.
Áreas de atuação: Ciências agrárias, educação, ensino de química e ciências da natureza
Responsável(is): Profa. Rosebelly Nunes Marques – LESeu “Luiz de Queiroz¨.

 

Rota dos Resíduos

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP passou a receber os grupos interessados para as atividades do projeto Rota dos Resíduos: Percursos para a Sustentabilidade. A iniciativa é do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e da Prefeitura de Piracicaba em parceria com a ESALQ, levará os piracicabanos a espaços de práticas de educação ambiental e de resíduos sólidos e busca fomentar atividades relacionadas a consumo consciente e resíduos sólidos, considerando a extrema relevância de suas realizações para o enfrentamento de desafios socioambientais regionais e globais.
Local das oficinas: Museu “Luiz de Queiroz”, galpão do CEPARA, galpão do USP Recicla
Objetivo: Contribuir com o desenvolvimento de atividades de educação ambiental relacionadas à gestão de resíduos sólidos, por meio de visitas a espaços que proporcionem o contato com experiências realizadas em Piracicaba.
Público: Instituições públicas municipais como escola, conselhos, organizações da sociedade civil, associações de bairro e demais grupos interessados.
Responsáveis: Ana Maria de Meira - SGA/USP Recicla/Plano Diretor - Alessandra Moda - USP Recicla; Maria das Graças Cavalcante - USP Recicla; Marcos Kamogawa – CEPARA; Rosebelly Nunes Marques – CRECIN; Edno Aparecido Dario - Museu “Luiz de Queiroz” -
Realização e Apoio: Prefeitura Municipal de Piracicaba. Serviço de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ – SVCEX; Divisão de Comunicação – DvComun; Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ/USP, Instituto PECEGE

Laboratório de Educação e Política Ambiental-Oca (ESALQ-USP)

O laboratório atua com foco na educação informal, atendendo a população em geral, ou seja, adultos, idosos, crianças, estudantes, trabalhadores que querem vivenciar aprender sobre Educação Ambiental.

O laboratório possui seus pilares alicerçados na educação ambiental crítica, aquela que ajuda o sujeito a refletir sobre ser e estar no mundo, incentivando-o a incidir em ações práticas como agente transformador da realidade que está inserido. Dessa forma, o laboratório possui diversos segmentos divididos entre os subgrupos, pessoas e projetos que compõem o grupo. Alguns exemplos das temáticas trabalhadas são: bem viver, permacultura, reforma agrária, tecnologia social, atividades em unidades de conservação (horto de tupi), horta comunitária, projetos sociais entre outros. 

O Laboratório existe desde 1986, durante esse período, de mais de 30 anos, muitas pessoas e projetos passaram pelo espaço. alguns exemplos de projetos realizados nos últimos 10 anos foram: Construção do Programa Estadual de Educação Ambiental, duas edições do Curso de especialização em Educação Ambiental, participação na construção do Plano Municipal de Educação Ambiental, participação em Congressos, quatro edições do Curso de Formação de Educadoras e Educadores Ambientais. 

Os documentos base que compõem nosso laboratório são: o artigo "Método Oca" e "Em busca da sustentabilidade educadora ambientalista"  que podem ser conferidos nos links a seguir: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1hGJMQercYY1TMfJbK_WTedKzjmIL1iEg

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1hGJMQercYY1TMfJbK_WTedKzjmIL1iEg

Público alvo: comunidade interessada em Educação Ambiental 

Principais resultados: duas edições do curso de especialização de Educadores Ambientais. Inúmeros projetos de extensão. Participações em congressos. Artigos publicados. Desenvolvimento Metodologia Oca de Educação Ambiental 

Responsável pelas informações: Maria Clara Cruz

Contato: ocawik@gmail.com / (19) 3447-6648 

instagram: @oca_esalq. 

Facebook: @ocaea. 

Site: http://oca.esalq.usp.br/

​

Maio, 2023

bottom of page