AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA/SP
E. E. Professor Antonio de Mello Cotrim
​
A Instituição de ensino desenvolve projeto de educação ambiental, cujas atividades são: palestras, eventos, feiras, estudo do meio e visitas monitoradas abordando os temas agricultura sustentável e hortas.
Público alvo: Rede estadual de ensino.
Indicadores de eficiência e qualidade: avaliações e envolvimento dos alunos e professores; Pesquisa de satisfação pela participação pelo projeto.
Referências metodológicas: Currículo Oficial de São Paulo.
A Instituição trabalha a educação ambiental em parceria com a Arcelor Mittal e outros projetos sugeridos pela Diretoria e Ensino e Secretaria Estadual de Educação.
Responsável pelas informações: Anne Keity – Professora Coordenadora.
Contato: 3422 – 8135 / coordenação.mellocotrim@derpiracicaba.com.br
​
Outubro, 2014
​
​
​
E. E. Augusto Melega
​
A Instituição de ensino desenvolve projeto de educação ambiental, cujas atividades são: palestras, intervenções turísticas, mutirões, produção de vides, gincana, formação para educadores ensino formal, estudo do meio e visitas monitoradas.
Temas abordados: Consumo de água, bacias hidrográficas, recursos hídricos, posse responsável, mata ciliar, gestão ambiental, qualidade do ar, hortas e aquecedor solar.
Público alvo: Rede estadual de ensino.
Referências metodológicas: Visita ao Aterro Sanitário de Paulínia.
A Instituição trabalha a educação ambiental em parceria com a Arcelor Mittal e OJI Papéis Especiais, bem como o Programa Cultura é Currículo do Estado de São Paulo.
Responsável pelas informações: Mário Dilson Peron – Diretor.
Contato: 3411 – 1105 / e914137a@see.sp.gov.br
​
Outubro, 2014
E. E. Professor José de Mello Moraes
​
A Instituição de ensino possui disciplinas eletivas voltadas à educação ambiental e desenvolve projetos cujas atividades são palestras, intervenções turísticas, eventos, feiras, produção de vídeos, estudo do meio, visita monitorada, produção de publicação em educação ambiental, oficinas de reciclagem e reaproveitamento.
Temas abordados: Consumo de água, resíduos sólidos, 3r’s, recursos hídricos, consumo de energia e hortas.
Público alvo: Rede estadual de ensino.
Indicadores de eficiência e qualidade: Fatura de consumo de energia elétrica, diminuição do lixo na escola e diminuição no desperdício de alimentos na hora do almoço.
Referências metodológicas: A Importância das Fontes Alternativas e Renováveis na Evolução da Matriz Elétrica Brasileira, 2009; Indicadores sociais e econômicos do bairro Bom Jardim periferia de Fortaleza – CE, 2010; Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Coordenadoria de Educação Ambiental, 2012; EcoCartilha do Pequeno Cidadão.
Responsável pelas informações: Raquel Foroni – Professora Coordenadora de Área.
Contato: 3433 – 9106 / raquelforoni@gmail.com
​
Outubro, 2014
E. E. Dr. Antônio Pinto de Almeida Ferraz
​
A Instituição de ensino desenvolve projeto de educação ambiental, cujas atividades são: estudo do meio, visitas monitoradas, gincanas, orientação técnica por especialistas da prefeitura por meio da Diretoria Regional de Ensino.
Temas abordados: Fauna silvestre, resíduos sólidos, 3r’s e agricultura sustentável.
Público alvo: Rede estadual de ensino.
Indicadores de eficiência e qualidade: Fontes de pesquisas e Currículo do Estado de São Paulo.
Referências metodológicas: As atividades estão inseridas no conteúdo do Currículo do Estado de São Paulo nas Áreas do Conhecimento.
A Instituição trabalha a educação ambiental em parceria com a Arcelor Mittal, inserindo noções de preservação do meio ambiente para a produção de uma alimentação orgânica sustentável, gerando empregos na Agricultura Familiar e os conteúdos ministrados para os alunos seguindo o Currículo do Estado de São Paulo em várias Áreas do Conhecimento.
Responsável pelas informações: Elaine Aparecida Bassan Castro – Professora Coordenadora Pedagógica.
Contato: 3411 – 1999 / coordenação.apaf@derpiracicaba.com.br
​
Outubro, 2014
E. E. Dr. João Conceição
​
A Instituição desenvolve projeto de educação ambiental, cujas atividades são: estudo do meio, visita monitorada, produção de publicação em educação ambiental, produção de material pedagógico para educação ambiental, visita monitorada de alunos e professores à plantação de cana na ESALQ USP de Piracicaba.
Temas abordados: Consumo de água, recursos hídricos, qualidade do ar, consumo de energia e manejo de solo e terra.
Público alvo: Rede estadual de ensino.
Referências metodológicas: Materiais elaborado pelo Programa Ponte / ESALQ / USP, relacionado a biocombustíveis.
Responsável pelas informações: Ana Maria Campos de Ávila – Coordenadora do Ensino Médio.
Contato: 3432 – 4718 / camposavilana@gmail.com
​
Outubro, 2014
​
​
​
E. E. Professor Attilio Vidal Lafratta
​
A Instituição desenvolve projeto de educação ambiental, cujas atividades são: palestras, eventos, feiras, mutirões, estudo do meio, visita monitorada, formação para educadores ensino formal.
Temas abordados: Consumo de água, recursos hídricos, bacias hidrográficas, fauna silvestre, posse responsável, reflorestamento, mata ciliar, arborização urbana, qualidade do ar, saneamento básico e reaproveitamento de água de chuva.
Público alvo: Rede estadual de ensino.
Indicadores de eficiência e qualidade: Registro de produção cientifica, ou seja, a escrita/narrativa de um processo evolutivo em todas as suas etapas por meio de um portfólio.
Referências metodológicas: O currículo do Estado de São Paulo articulado com a tecnologia, ou seja, a implementação de objetos digitais a serviço da aprendizagem com: vídeos, jogos educativos, infográficos, simuladores, mapa, software e o investimento na formação continuada da comunidade escolar através de profissionais na abordagem dos temas curriculares apontados acima.
Política ambiental corporativa: Possui uma parceria bem solidificada com o poder público através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – SEDEMA.
A escola recebeu voto de congratulação da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Proposta pelo vereador Luiz Arruda, o objetivo da homenagem, fora o reconhecimento e agradecimento à escola pela parceria no projeto “Adote uma Nascente”, evento que englobou as atividades de limpeza e plantio de 200 mudas de árvores na área verde localizada no bairro Jardim Costa Rica, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Responsável pelas informações: Márcia Sanches Wiege Martins – Coordenadora Pedagógica.
Contato: 3432 – 4729 / sancheswiege@ig.com.br
​
Outubro, 2014
​
​
​
E. E. Professor Helio Nehring
​
A Instituição desenvolve ação pontual de educação ambiental, cujas atividades são: palestras, produção de material pedagógico para educação ambiental e formadores para educadores ensino formal.
Temas abordados: Consumo de água, recursos hídricos, resíduos sólidos e 3r’s.
Público alvo: Rede estadual de ensino e sociedade civil.
Responsável pelas informações: Valdemar de Camargo Filho – Professor Coordenador Pedagógico.
Contato: 3434 – 1197 / valdemarcoordenador@gmail.com
Outubro, 2014
​
​
E. E. Francisca Elisa da Silva
​
A Instituição desenvolve campanhas de educação ambiental, cujas atividades são: produção de material pedagógico para educação ambiental e formação para educadores ensino formal.
Temas abordados: Consumo de água, bacias hidrográficas, recursos hídricos, mata ciliar, arborização urbana, qualidade do ar, resíduos sólidos, 3r’s, consumo de energia, saneamento básico, hortas, agricultura sustentável e reaproveitamento de água de chuva.
Público alvo: Rede estadual de ensino.
Política ambiental corporativa: Coleta seletiva; campanhas de redução de consumo de materiais de escritório e reutilização de materiais pedagógicos; conscientização da importância da água e redução do consumo.
Responsável pelas informações: Patrícia Herrmann Corrêa - Professor.
Contato: 3375 – 0586 / patriciaherrmann.b@hotmail.com
​
Fevereiro, 2014
​
E. E. Monsenhor Jeronymo Gallo
​
A Instituição de ensino desenvolve ação pontual de educação ambiental, cujas atividades são: palestras, intervenções turísticas, estudo do meio, visita monitorada e formação para educadores ensino não formal.
Temas abordados: Consumo de água, bacias hidrográficas, fauna silvestre, mata ciliar, qualidade do ar, consumo de energia e saneamento básico.
Público alvo: Rede estadual de ensino.
Responsável pelas informações: Luciana Candido – Diretora.
Contato: 3421 – 0503 / jeronymogallo@gmail.com
​
Outubro, 2014
​
E. E. Professor Francisco Mariano da Costa
​
A Instituição de ensino desenvolve ação pontual de educação ambiental, cuja atividade é a produção de material pedagógico para educação ambiental, abordando os temas: consumo de água, mata ciliar, arborização urbana, gestão ambiental, qualidade do ar, consumo de energia, saneamento básico e reaproveitamento de água de chuva.
Público alvo: Rede estadual de ensino.
Política ambiental corporativa: Os professores de ciências da unidade escolar utilizam-se de atividades em educação ambiental para conscientização dos alunos.
Responsável pelas informações: Renata Setten Castilho – Professor Coordenador.
Contato: 3434 – 9198 / coordenacaofranciscomariano@gmail.com
​
Outubro, 2014
​
E. E. Professor José Romão
​
A Instituição de ensino desenvolve projeto de educação ambiental, cujas atividades são: produção de material pedagógico para educação ambiental, formação para educadores ensino formal, vídeos, material produzido pela ArcelorMittal (quadrinhos), sucatas e materiais para horticultura.
Temas abordados: Consumo de água, hortas e agricultura sustentável.
Público alvo: Rede estadual de ensino.
Indicadores de eficiência e qualidade: Conscientização e mudança na postura das ações dos alunos, demonstrando amadurecimento e o aprendizado de tudo o que aprenderam.
Referências metodológicas: Baseado em informações através de folders, apostilas, palestras, entre outras.
Responsável pelas informações: Rosemeire Renata Silveira Bicudo – Vice-diretor.
Contato: 3421 – 0358 / rosebic@terra.com.br
​
Outubro, 2014
​
E. E. Professor Elias de Mello Ayres
​
A Instituição de ensino desenvolve programa de educação ambiental, cujas atividades são: palestras, mutirões, estudo do meio, visita monitorada, produção de publicação em educação ambiental, formação para educadores ensino formal. A escola ofererce formação para o professor em relação à educação ambiental para que ele desenvolva esse tema em sua prática docente.
Temas abordados: Consumo de água, bacias hidrográficas, recursos hídricos, fauna silvestre, posse responsável, reflorestamento, mata ciliar, arborização urbana, agenda 21, gestão ambiental, qualidade do ar, resíduos sólidos, 3r’s, consumo de energia, saneamento básico, hortas, agricultura sustentável, manejo de solo e terra, recuperação de APP, unidades de conservação, aquecedor solar e reaproveitamento de água de chuva.
Público alvo: Rede estadual de ensino.
Indicadores de eficiência e qualidade: avaliações internas e externas, como o SARESP.
Referências metodológicas: Currículo Oficial do Estado de São Paulo que envolve diversas atividades em todas as disciplinas relacionadas à educação ambiental.
Política ambiental corporativa: Currículo oficial do Estado de SP, o qual nos sugere implantar algumas atividades que incluem a educação ambiental com os alunos.
Responsável pelas informações: Nomaiacy de Almeida Peres – Coordenadora Pedagógica.
Contato: 3422 – 3222 / macoordef@ig.com.br
​
Outubro, 2014
​
E.E. Professora Dionetti Calegaro Miori
​
Tema: Projeto Horta
Público alvo: Ensino médio
Equipe do projeto: professor Élcio Maichacki e seus alunos
O objetivo do projeto é levar conscientização ambiental aos alunos no que diz respeito a limpeza de terreno ao longo do ano letivo, transformando o espaço em horta - livrando-se de bichos indesejáveis, como escorpiões, foco de dengue, entre outros. Aproveitando o espaço para horta ele se transforma, devido ao seu uso racional, em local de várias interações: alunos envolvidos com a natureza, como, por exemplo, o contato deles com adubo orgânico, minhocas, plantas, etc., onde na maioria das vezes ocorre pela primeira vez, causando nos mesmos admiração e encanto por descobertas novas com coisas relacionadas à terra e ao meio ambiente, além de proporcionar alimento saudável e natural a todos. Porém, para que o empreendimento tenha êxito, o trabalho do professor e dos alunos precisa ser constante, pois é necessário esforço para manter o espaço sempre limpo com cuidados com ervas daninhas e mato que crescem se não forem devidamente monitorados. Vale o esforço: o resultado final do projeto é obtenção de produtos saudáveis, pois dissemina também o ideal natural, ou seja, não poluir com agrotóxico a planta. Ela deve ser cultivada naturalmente, pois somente assim será realmente saudável e fará bem a quem comê-la. Os jovens estudantes atuam no ensino médio e têm entre 15 e 17 anos. Os resultados com esse projeto é a hortaliça saudável que se obtém, além da conscientização de preservar espaço ocioso da escola em espaço de plantio. Ocorre também o aprendizado e reflexão ambiental dos alunos em relação à natureza e todo o seu potencial, criando uma mentalidade nos alunos de fazer o bem ao meio em que se vive. Recomenda essa prática em toda escola que tenha terreno ocioso para a educação ambiental de seus alunos.
Responsável pelas informações: Élcio Maichacki - Professor da unidade escolar.
Contato: (19) 3411-3022 / emaichacki@hotmail.com
​
Novembro, 2015
​
​
E.E. Dr. Dario Brasil
​
Tema: Captação de água de chuva
Público alvo: Ensino Médio
Equipe do projeto: professor Élcio Maichacki e seus alunos
Na escola estadual Dr. Dario Brasil, há um espaço destinado para horta, sendo construída com participação dos alunos. Contudo, na escola há também a captação de água da chuva, com capacidade para 250 litros de água; a caixa d’água adaptada para receber água de chuva vinda do telhado da escola auxilia na rega da horta. Com essas práticas o professor orienta os alunos para o exercício da cidadania e dever de zelo com o meio ambiente e preocupação em preservar recursos hídricos, além da obtenção de produto naturalmente saudável produzido de forma sustentável (alface). Como resultado também o professor promoveu venda simbólica pelo bairro da alface produzida na horta da escola. Com isso foi possível arrecadar um valor que foi dividido entre os alunos sob forma de moedinhas. Uma moeda de cinquenta centavos foi colocada caprichosamente dentro de garrafas pets, estilizadas de porquinhos, simbolizando cofrinhos onde foi lançada a ideia de economia também de dinheiro. Assim como no âmbito geral tudo deve ser pensado dentro da sustentabilidade, a “poupança” de recursos sejam eles ambientais ou financeiros deve ser pensado e praticado. As garrafas pets, que viraram grandes cofrinhos foram coletadas em espaços públicos (ruas, praças, campo de futebol do bairro Astúrias) onde as mesmas estavam jogadas podendo entupir bueiros e poluir o meio em que se encontravam. Passos do Projeto: horta + água da chuva + poupança + sustentabilidade + conscientização e educação ambiental aos alunos, que têm entre 15 e 17 anos. Portanto, recomenda-se tais práticas de educação ambiental a serem realizadas em todas as escolas.
Responsável pelas informações: Élcio Maichacki - Professor da unidade escolar.
Contato: (19) 3411-3022 / emaichacki@hotmail.com
​
Novembro, 2015
​
​
E.E. Prof. Eduir Benedicto Scarpari
​
Tema: Projeto captação de água da chuva e do ar condicionado para rega das plantas do jardim e pequena horta
Público alvo: Ensino Fundamental
Equipe do projeto: professor Élcio Maichacki e seus alunos
Alunos do ensino fundamental, na faixa dos 12 e 13 anos, aprenderam a captar água da chuva e do ar condicionado para rega das plantas do jardim suspenso e da horta da escola, construídos por eles. Há 2 reservatórios de 100 litros cada um, sendo que um é destinado para água da chuva e outro para água do ar-condicionado. Todos os dias da semana com o auxílio de um regador, os alunos regam as plantas e hortaliças com a água captada na escola. As plantas do jardim suspenso foram cultivadas dentro de garrafas pets, assim também gerando a conscientização nos alunos para o reaproveitamento de materiais recicláveis, além da água da chuva e do ar condicionado. Os resultados foram bem positivos na escola, pois notável a compreensão dos jovens estudantes com questões relacionadas a economia de água e rega de plantas e hortaliças. Recomenda-se aos docentes de qualquer disciplina trabalhar questões ambientais com seus alunos, pois assim todos responsáveis pela educação contribuem também com a educação/cultural/ambiental de cada um de nossos alunos inserindo-os também como zeladores, protetores do meio ambiente, e assim, verdadeiros praticantes de cidadania.
​
Responsável pelas informações: Élcio Maichacki - Professor da unidade escolar.
Contato: (19) 3411-3022 / emaichacki@hotmail.com
​
Novembro, 2015