AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA/SP
Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA)
1. Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento - SEMA
Esta secretaria desenvolve trabalhos com agricultura urbana, orgânica e agroecológica, agricultura e pecuária, proteção de mananciais e recuperação de nascentes, reflorestamento e restauração ecológica, gerenciamento de resíduos através de formação e acompanhamento de cooperativas e associações de produtores, implantação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais e implantação e restauração florestal.
Público alvo: produtores rurais, produtores urbanos, agricultores familiares, agricultores orgânicos e agroecológicos, moradores da área rural e permissionários do sistema de varejões municipais
Principais resultados: formação e acompanhamento de cooperativas (02) e associações de produtores (03), implantação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (14 propriedades rurais), implantação e restauração florestal (11 propriedades rurais na Microbacia do Ribeirão dos Marins)
Responsável pelas informações: Evelise Moda - Engenheira Agrônoma - SEMA/PMP
Contato: emoda@piracicaba.sp.gov.br / (19) 3437-4000
Instagram: @sema.piracicaba
Março, 2022
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMAP)
2. Núcleo de Educação Ambiental - SIMAP
A instituição desenvolve atividades abordando as temáticas sobre fauna e biodiversidade, resíduos sólidos, água e bacia hidrográfica, áreas verdes e arborização urbana, mudanças climáticas, ODS´s, políticas públicas de educação ambiental. Como resultado foram 16.263 pessoas impactadas e percebe-se maior ocupação dos espaços públicos (Jardim Botânico, Zoológico Municipal, Parque do Mirante, Área de visitação pública da Estação Experimental de Tupi), além da construção de parcerias institucionais na realização de atividades, articulação com universidades.
Programas e Projetos desenvolvidos em parceria com o NEA/SEDEMA:
-
Programa de Educação Ambiental do Zoológico Municipal de Piracicaba - PREÁ: Desenvolvido no Zoológico Municipal de Piracicaba, de forma continuada desde 1997. Após o fechamento do Zôo e reabertura em 2005, as atividades foram organizadas num Programa de Educação Ambiental denominado PREÁ. O programa visa apresentar, dialogar e promover ações que contemplem os objetivos dos zoológicos modernos, como a conservação, a pesquisa e a educação ambiental voltada para a fauna silvestre, ecossistemas e combate ao tráfico de animais silvestres. Para tanto, visitas são agendadas previamente, com grupos do ensino formal (a partir de 6 anos) e grupos de instituições diversas.
-
Mirando nossas águas, resgatando nossa história: Educação Ambiental pelo Rio Piracicaba: Desenvolvido desde 2010 no Parque do Mirante, as atividades são realizadas com agendamento prévio, para grupos do ensino formal (a partir de 8 anos) e grupos de interesse em geral, utilizando o espaço do auditório do NEA e as trilhas do Parque. Tem como objetivo proporcionar a troca de conhecimentos e experiências sobre a história, a cultura e o desenvolvimento da cidade de Piracicaba e suas relações com o Rio Piracicaba, abordando o tema bacia hidrográfica. O programa é constituído de uma visita mediada nas Trilhas do Parque do Mirante, que pode ser realizada em qualquer época do ano, com escolas públicas, particulares e grupos interessados, com duração de 1h30min.
-
Trilha do Rio: Projeto que se utiliza das margens do Rio Piracicaba como espaço de ações educativas, cujas atividades são realizadas em qualquer época do ano, durante a semana, com escolas públicas, particulares e grupos interessados, com duração de 2h a 3h. O roteiro inclui as trilhas do Parque do Mirante, pontos do Engenho Central e margem esquerda do Rio Piracicaba.
-
Trilha do Parque da Rua do Porto. As atividades de educação ambiental realizadas nesse projeto são realizadas no Parque da Rua do Porto e tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre a criação do Parque, suas relações com o rio Piracicaba e estimular a percepção ambiental e suas contribuições para a produção e proteção de corpos d´água, importância da fauna e flora nas relações ecológicas. É necessário agendamento prévio e pode ser realizada em qualquer época do ano, durante a semana, com escolas públicas, particulares e grupos interessados.
-
Educação Ambiental no Programa Piracicaba Mais Verde. As atividades de educação ambiental deste Programa são realizadas com agendamento prévio, para escolas públicas, particulares e grupos interessados, nas dependências do Viveiro Municipal de Mudas ou em espaços institucionais educacionais, comunitários ou empresariais. As atividades no Viveiro contemplam visitas mediadas às estruturas de produção de mudas, roda de conversa e atividades lúdicas sobre a importância da arborização urbana e conservação das áreas de proteção permanente. Quando realizada nos espaços institucionais, uma apresentação sobre o sistema de produção do Viveiro de Mudas e a importância da arborização urbana é apresentada e, atividades lúdicas e dinâmicas de grupo envolvendo o tema arborização urbana, são realizadas com o público participante.
-
Jardim Botânico: Atendimento de grupos com a proposta de trabalhar a educação ambiental voltada a preservação da biodiversidade a flora local.
-
Estação Experimental de Tupi: Programas desenvolvidos na unidade: Educatrilha na escola: Concurso de projetos de Educação Ambiental e Cultural, desenvolvidos nas escolas municipais e particulares de Piracicaba / SP, e nas escolas estaduais sob jurisdição da Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba, envolvendo visitas à Estação Experimental de Tupi. PJ Tupi. Educação Integral e Ambiental: O “PJ Tupi” está sendo desenvolvido com os alunos da escola Pedro de Mello do distrito de Tupi - Piracicaba / SP, por meio de disciplinas eletivas no âmbito do Programa de Educação Integral do Estado de São Paulo, as quais utilizam a Estação Experimental de Tupi como um dos espaços educativos para a prática das disciplinas eletivas. O Programa inclui reuniões pedagógicas periódicas com os professores e coordenação da escola de planejamento e avaliação. Vem pro horto: realização de oficinas e atividades abertas à comunidade. Bacia Caipira: valorizando o ambiente e cuidando da saúde: O programa de educação ambiental “Bacia Caipira” é fruto da parceria entre o Instituto Florestal do Estado de São Paulo, Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste e do Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste. Cada edição do Programa recebe um slogan, sendo que o programa realizado em 2018 teve como slogan “Seguindo as águas e trazendo histórias” e em 2019 “Valorizando o ambiente e cuidando da saúde”, por meio de vivências e diálogos, integrando a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida. O programa tem como público alvo Grupos da Terceira Idade de Santa Bárbara D´Oeste e da Estação do Idoso de Piracicaba, envolvendo aproximadamente 50 idosos em cada ano. Na programação de 2019 estão planejadas visitas à Estação Experimental de Tupi, ao Viveiro Municipal de Mudas de Piracicaba e a um sítio de plantas medicinais em Santa Bárbara d’Oeste, locais onde os participantes poderão fazer trilhas, conhecer como é o processo de produção de mudas e aprender mais sobre plantas medicinais. Assim, são construídas relações entre a floresta, a água, a arborização urbana, as plantas medicinais e a qualidade de vida.
Os materiais desenvolvidos por estas ações podem ser conferidos pelo site https://neasedema.wixsite.com/educacaoambiental. Os profissionais responsáveis são Laís Ferraz de Camargo. (Bióloga e Especialista em Educação Ambiental). Liliane Cristina Trevisan (Bióloga e Especialista em Educação Ambiental), Katharina Mesquita de Almeida. (Bióloga). Bruno Fernandes (Tecnólogo Ambiental, Especialista em Educação Ambiental e Mestre em Ciências). O núcleo conta ainda com 3 pessoas que realizam estágio.
Público alvo: escolar, lideranças comunitários, visitantes dos espaços públicos.
Principais resultados: Envolvimento da comunidade de Piracicaba, ocupação dos espaços públicos e articulação com outras instituições.
Responsável pelas informações: Bruno Fernandes (brunoneasedema@gmail.com)
Contato: neasedema@gmail.com / (19) 34179494
Site: https://neasedema.wixsite.com/educacaoambiental
Instagram: @neasedema
Facebook: https://pt-br.facebook.com/nucleoeducacaoambiental/
Outubro, 2022
Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
3. Centro de Controle de Zoonoses/Núcleo de Bem Estar Animal
As atividades desenvolvidas pela instituição envolvem manejo ambiental, incluindo resíduos sólidos e água parada, para prevenção da proliferação de vetores de zoonoses e animais peçonhentos; manutenção populacional e conscientização sobre abandono de animais domésticos, bem como sobre o recolhimento correto de seus dejetos.
De janeiro/2022 até setembro do mesmo ano, o Núcleo de Bem Estar Animal realizou 83 palestras sobre Guarda Responsável de cães e gatos para tutores que castraram no Canil Municipal. As palestras foram interrompidas, porém impactaram mais de 330 pessoas. Além de 380 visitas, a fim de conscientizar tutores sobre Guarda Responsável (as visitas são geradas mediante protocolo de 156), atingindo assim cerca de 1520 pessoas. Muitas visitas, apesar do cunho fiscal que possuem por parte da população, têm produzido mudanças de postura e comportamento. O projeto "Tutor com Responsa", de orientação sobre castração, já atingiu mais de 600 pessoas. O projeto "Recolha o Dejeto" instalou placas de orientação em três praças, além de dispersores artesanais de sacolas, próximos a lixeiras coletoras, atingindo diretamente os moradores do entorno que levam seus cães para passear. Além desses projetos, palestras e exposições sobre dengue e zoonoses são feitas de acordo com a demanda da população. Nesse sentido, já foram atingidas mais de 500 pessoas, entre crianças, adultos e multiplicadores de informação. Também foram gravados vídeo-aula e vídeo-minuto sobre os temas dengue e zoonoses, para serem veiculados nas escolas e na ESALQ, dentro do conceito de educomunicação aprendido no curso ministrado pela Secretaria Estadual de Saúde em 2021. O responsável por essas ações é o profissional Márcio José Sérgio Ermida - Orientador Pedagógico do CCZ/NBEA.
Público alvo: População em geral, estudantes, professores, educadores, profissionais e multiplicadores das mais diversas áreas. Foi produzido também panfletos diversos ensinando manejo ambiental para prevenção sobre: dengue, morcegos, escorpiões, carrapato-estrela, guarda responsável, etc.
Principais resultados: Impacto e conscientização da população de Piracicaba sobre cuidados com animais.
Responsável pelas informações: Márcio José Sérgio Ermida - Orientador Pedagógico do CCZ/NBEA
Contato: mermida@piracicaba.sp.gov.br / 19 3434-3888
Instagram: @bemestaranimalpiracicaba
Facebook: Núcleo de Bem Estar Animal
Outubro, 2022
Secretaria Municipal de Educação (SIMAP)
4. Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba (SME)
A Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba (SME) opera na área de Educação Ambiental por meio do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e da Equipe de Formação Continuada em Educação Ambiental, desenvolvendo ações relacionadas às políticas públicas de Educação Ambiental, resíduos sólidos, recursos hídricos, hortas escolares, mudanças climáticas, entre outros.
O GMEA foi formado em março de 2013 a partir da regulamentação da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) – Lei nº 6.922/2010 / Decreto de Regulamentação nº 14.611/2012. É constituído por representantes de secretarias e autarquias do poder público e representantes da sociedade civil (titulares e suplentes) e tem como principais atribuições: executar diretrizes para implantação da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA); contribuir nas discussões de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente; articular, acompanhar e avaliar as ações dos planos, programas e projetos de educação ambiental no município e promover encontros periódicos visando a troca de experiências sobre tendências e metodologias da educação ambiental, dialogando com diferentes segmentos e proporcionando suporte teórico aos profissionais envolvidos com a educação ambiental.
A Equipe de Formação continuada em Educação Ambiental tem como principais atribuições a realização e/ou acompanhamento de processos formativos na área de educação ambiental; a divulgação de oportunidades de formação continuada e participação em iniciativas na área de educação ambiental (oficinas, concursos, projetos, programas, entre outros) aos educadores da rede; assessoria para as escolas participantes das iniciativas; articulação com parceiros para iniciativas conjuntas. Além disso, gerencia as demandas GMEA, atuando na elaboração e na gestão de projetos, na assessoria ao colegiado, na implementação e monitoramento das ações do PLAMEA, na elaboração de relatórios e em reuniões de representação (COMCLIMA, CTEA PCJ). A equipe conta com o apoio de diversas instituições parceiras: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), especialmente com o Programa Usp Recicla; Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMAP); Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), Consórcio PCJ, entre outros) para o desenvolvimento de intervenções de Educação Ambiental na educação formal e informal e para a realização de encontros formativos em Educação Ambiental, oferecidos aos educadores, envolvendo diversos temas (resíduos sólidos; recursos hídricos; hortas escolares etc.).
Público alvo: Educação formal (gestores, coordenadores, professores, alunos) e educação informal (munícipes de modo geral).
Principais resultados: Formação continuada em Educação Ambiental para gestores e coordenadores de todas as 124 escolas da rede municipal. Materiais de apoio para as formações realizadas com diretores e coordenadores da rede municipal.
Responsável pelas informações: Keyla Carolina Boralli Benoti
Contato: gabinete@educacao.piracicaba.sp.gov.br/ (19) 3417-1100
Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí- Projeto Gota d'Água
5. Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí- Projeto Gota d'Água
A política do Consórcio PCJ para Educação Ambiental tem por objetivos: Desenvolver ações que promovam a conscientização dos problemas e soluções relacionadas ao gerenciamento, à conservação e à proteção dos recursos hídricos e meio ambiente; ressaltar a importância de arrecadação de recursos financeiros na própria região para recuperação dos rios; Fomentar o fortalecimento da integração regional; Sensibilizar a sociedade e os principais dirigentes políticos sobre a necessidade de implementar a gestão de bacias; Auxiliar na implementação e manutenção de um sistema de Gestão dos Recursos Hídricos de forma descentralizada e participativa.
Além de atender os seguintes princípios: Passar conhecimentos sobre a gestão dos recursos hídricos; Estudar a bacia hidrográfica com suas questões ambientais; Desenvolver a Proposta Construtivista relacionando os Temas Transversais (meio ambiente, consumo, saúde e ética) utilizando como tema gerador à água; Trazer visão holística e sistêmica da problemática dos Recursos Hídricos de maneira inter, trans, multidisciplinar; Contribuir para a construção de sociedades sustentáveis através da cultura de rede.
O projeto Gota d’água se destaca também por ser um projeto de múltiplas vertentes, o qual é capaz de abordar diversos ODS com um público jovem, como por exemplo os ODS 2, 3, 4, 6, 11, 12, 13, 14, 15. Todos os objetivos de desenvolvimento sustentável citados acima se relacionam diretamente de alguma forma com os recursos hídricos, seja através da conservação direta ou da sensibilização.
Mesmo durante a pandemia de Covid-19 vivida durante os últimos anos, o projeto desenvolveu suas atividades de forma remota, por meio de reuniões online e palestras para incentivar os participantes, mesmo à distância. O projeto, desde 1994, já atingiu 49 municípios aplicadores, sendo esses beneficiados diretamente, totalizando cerca de 3,8 milhões de alunos e 140 mil educadores.
O projeto gota d’água visa um público alvo de extrema abrangência, envolvendo tanto escolas, educadores e alunos, como também Secretarias de Educação, Diretorias Regionais de Ensino, Gestores, Familiares, Técnicos dos Serviços Saneamento e das Secretarias de Meio Ambiente, Organizações Não Governamentais, Associações Civis e demais segmentos interessados. Assim, o impacto social do projeto, além dos expressivos números alcançados, distribui-se por diversos setores, expandindo o conhecimento e a sensibilização sobre a importância dos recursos hídricos aos públicos formais e não-formais. Outro grande impacto ambiental do projeto é a própria economia de água gerada pelas ações educativas: se calcularmos uma redução de cerca de 5% do consumo diário (174,72L) por cada participante morador das Bacias PCJ, ou seja, 9 litros, obtemos uma economia de aproximadamente 7 bilhões de litros por ano e cerca de 62 litros por segundo.
Público alvo: Secretarias Municipais de Educação; Diretorias Regionais de Ensino; Diretores, Professores e coordenadores de Escolas da Rede Pública de Ensino; Educadores; Alunos e Familiares. Técnicos dos Serviços Municipais de Água e Esgoto; Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Organizações Não Governamentais, Associações Civis e demais segmentos interessados.
O Projeto Gota d'Água tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental voltadas à gestão da água, dentro dos municípios localizados nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ).
O projeto tem como foco principal as instituições de ensino, onde são propostas atividades, temas, premiações, cursos, oficinas e visitas técnicas para que os alunos e a comunidade local se engajem e façam disto um futuro interesse pelo tema. Todos os anos, os municípios indicam os seus agentes de interlocução, que são os elos entre o Consórcio PCJ e a rede de ensino, pessoas que atuam nas secretarias de educação, meio ambiente e nos serviços de água e saneamento da localidade.
O Consórcio PCJ, por sua vez, disponibiliza um kit digital com livros, cartilhas, vídeos, entrevistas, dentre outros conteúdos sobre a temática do ano para apoio aos educadores, produz e distribui aos municípios materiais educativos, e promove o Prêmio Sua Gota Faz a Diferença. O prêmio visa reconhecer as atividades desenvolvidas pelos municípios participantes, premiando os melhores materiais educomunicativos produzidos pelas escolas (vídeos, podcasts e desenhos), e divulgando em seus canais de comunicação para os mais diversos públicos, sensibilizando ainda mais pessoas.
Materiais produzidos:
-
Adesivos de uso da água
-
Cartazes ("Bacias Hidrográficas", "Ciclo da água e conservação do solo", "Por que plantar uma árvore?", "Resíduos e Saneamento", "Os 7 Erros no uso da água";
-
Cartilhas da Turma do Lamba -https://drive.google.com/drive/folders/1yRMYk9icILO43fqcuLnvT0s08LZ6rkaU?usp=sharing
-
Vídeos da Turma do Lamba - Canal do YouTube @ConsórcioPCJ
-
Jogos educativos uso da água (Jogo da memória) - PDF
-
Maquete uso e ocupação do solo (física)
Alguns dos materiais produzidos podem ser conferidos abaixo:
-
Quadrinhos - Turma do Lamba
-
Cartilha Bacia Hidrográfica e Uso Múltiplo da Água
-
Ciclo da água e conservação do solo
-
Por que plantar uma árvore?
-
Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário
-
Os 7 Erros no Uso da Água
Principais resultados: 49 municípios aplicadores, sendo esses beneficiados diretamente, totalizando cerca de 3,8 milhões de alunos e 140 mil educadores.
Responsável pelas informações: Andréa Borges
Contato: andrea.borges@agua.org.br / 19 99156-9553
Site: agua.org.br