top of page

1. Pira 21 Piracicaba  Realizando o Futuro 

A organização tem por objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável de Piracicaba e sua região, por meio de ações e em seis dimensões: social, econômica, ambiental, urbana, rural e política.

De acordo com as ações e atividades desenvolvidas pela organização, destaca-se que  o balanço parcial, realizado em agosto de 2021, apresentou crescimento total de 25% das ações executadas no município desde 2016, ano da efetivação da segunda revisão do plano estratégico da Agenda 21 de Piracicaba. A análise demonstrou discreto crescimento de 5% em 2021. Com base nos dados levantados, 25% do total das ações propostas foi cumprido ou está em andamento. Este é um dado positivo, pois significa que 146 ações propostas na Agenda 21 fizeram parte dos projetos elaborados pela gestão pública, sendo 62 consideradas urgentes. Apesar dos resultados positivos, a estiagem cada vez mais prolongada demonstra a fragilidade da região em relação à oferta de recursos hídricos, demandando novos investimentos para reduzir as perdas no processo de distribuição de água, além de medidas para reduzir o impacto das mudanças climáticas na qualidade do ar, temperaturas elevadas e enchentes. Outra questão é a gestão dos resíduos sólidos: no período avaliado, houve redução da coleta seletiva e faltam ações de conscientização à população em geral em relação ao tema.

Público alvo: escolar, comunitário, sociedade civil, gestão pública.

Principais resultados: Agenda 21 de Piracicaba, que pode ser acessada em: https://drive.google.com/open?id=1v3bL9NvEKfzOsi6xBw7SKUGqQ3ilx_Z_

Contato: contato@pira21.org.br / 19 98194-0019

Instagram: @oscippira21; 

Site: www.pira21.org.br

 

Março, 2022

download.png

2. Associação Comunitária, Cultural, Educacional e Política "Casa do Hip Hop de Piracicaba" 

Agroecologia, Sustentabilidade, Agricultura Familiar e Urbana, Biodiversidade e Ecologia 

A  Casa do Hip Hop de Piracicaba desenvolve ações voltadas à transformação social há  mais de 20 anos, através de atividades culturais, educativas, esportivas e recreativas prioritariamente para crianças, adolescentes e jovens, mas também  atende à comunidade em geral. A Organização tem 4 frentes de trabalho: a) Atividades Esportivas, Culturais e Educativas Semanais; b) Encontros e Campeonatos; c)Mobilização e Formação; d) Outras atividades de fomento comunitário.

De forma geral, as atividades são dedicadas à população de risco e vulnerabilidade dos bairros periféricos do município e entorno, contemplando a participação de todos os gêneros e idades. Segundo o Mapa da Exclusão Social da Cidade de Piracicaba (2003), o “Município de Piracicaba tem uma herança sócio-territorial marcada por altos graus de exclusão, apesar de ser conhecida como um dos centros agroindustriais mais conceituados do país, com destaque para o setor da cana-de-açúcar (...) e convive com bairros marcados pela pobreza, precariedade territorial e vulnerabilidade social". 

A realidade existente junto à infância e à juventude na periferia do município de Piracicaba mostra o contínuo enfrentamento das famílias em relação a problemas como apatia, violência, drogas, desemprego, racismo e marginalização. A Casa estabelece parcerias com as lideranças de diversas regiões de Piracicaba e  se relaciona com as famílias das crianças e jovens dessas comunidades, permitindo um diálogo permanente que viabiliza a realização de várias atividades que envolvam os elementos da cultura Hip Hop. E é através do envolvimento dos frequentadores da Casa e de suas famílias nas atividades realizadas, que ocorre uma maior convivência e fortalecimento de vínculos , propiciando a  integração entre as comunidades, estimulando-se o protagonismo e reflexão sobre organização, educação, cultura e convívio comunitário.

Público Alvo: Comunitário e Escolar 

Principais resultados: Quantitativos - As diversas  atividades realizadas na Casa do Hip Hop ocorrem junto a parceiros (coletivos, escolas, universidades, Secretaria Municipal), cada uma com suas características em relação ao número de participantes / impactados.  No ano de 2022, para ações em Educação Ambiental o número foi de: 500 pessoas 

Qualitativos - Maior interesse e participação do território nas ações e eventos pontuais; Maior participação / visitação de escolares

Responsável pelas informações: Ubirajara Cristiano de Barros Sabino 

Contato: casadeculturahiphop@gmail.com / 19 99198-8822

Instagram: @casahiphoppiracicaba 

Site: https://www.casadohiphop.com.br/  

Abril, 2023

bottom of page